Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFEMAGEM PARTICIPANTES DE UMA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA QUE ATUA COMO ARTICULADORA DE UM MOVIMENTO SOCIAL
Natália Maria Santana de Albuquerque, Ana Karolliny Santos Paulino da Silva, Camila Xavier de Melo, Maria Beatriz Bonifácio da Silva, Mayara Ferreira Lins dos Santos, Thamires Ranile Ferreira, Raphaela Delmondes do Nascimento

Última alteração: 2015-11-04

Resumo


O curso de Enfermagem da Universidade de Pernambuco tem possibilitado à participação dos seus acadêmicos em diversos trabalhos e ações extensionistas. O Projeto de Extensão Integração Morhan: Integralizando Práticas Acadêmicas a um Movimento Social, vem realizando ações desde 2011 integrando estudantes de enfermagem às atividades do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), que possui como objeto de reflexão e ação a luta pela garantia dos direitos das pessoas acometidas pela hanseníase, sendo a favor da eliminação da mesma, como problema de saúde pública. O grupo vivência uma dinâmica que ocorre entre professores, alunos e voluntários do movimento. Esse relato de experiência é fruto da participação dos discentes extensionistas e objetiva caracterizar a importância da integralização das práticas acadêmicas a um movimento social que a extensão vem oportunizada, além de apresentar as atividades desenvolvidas na mesma. Atualmente o projeto em questão, conta com seis estudantes e foi contemplado com bolsa do edital PIBIEXT/UPE/2015. Possui como método de trabalho a interdisciplinaridade do tripé do ensino, pesquisa e extensão. Entre as ações extensionistas desempenhadas ao decorrer de 2014/2015 temos: a organização da oficina de capacitação para profissionais de saúde e posterior oficina de monitoramento e avaliação, a elaboração de seminários, a presença em reuniões com a gestão municipal e estadual para a discussão sobre a condução da política de controle da hanseníase e com o ministério público para a articulação com o movimento. Os acadêmicos inseridos no projeto têm a oportunidade de vivenciar reflexões e ações do movimento, tomando com eixo principal a compreensão da realidade de determinados grupos populacionais, que se encontram expostos a diferentes situações de vulnerabilidade, como os usuários com hanseníase. É perceptível o impacto na formação acadêmica ao longo das ações trabalhadas, onde se percebe a formação de um profissional de enfermagem com senso crítico e reflexivo, além do embasamento que irá possuir em relação à compreensão dos fatores desencadeantes e do processo saúde-doença que envolve a hanseníase. Assim, esta experiência de inserção dos estudantes no Projeto de Extensão: Integração Morhan, resultou em um notório enriquecimento no processo ensino-aprendizagem, uma vez que promoveu a integralização dos conceitos trabalhados por meio de vivências teóricas e práticas ao decorrer do projeto.

Palavras-chave


Enfermagem; Hanseníase; Saúde Pública.

Referências


GOHN, M. G. Movimentos Sociais na Contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação v.16 n. 47 maio-ago. 2011.

ANDRADE, V.;VELLOSO, A. P. Hanseníase, curar para eliminar. Porto Alegre: Edição das Autoras, 2002.

MORHAN. Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase. http://www.Morhan.org.br. Acesso em 12 de julho de 2014.