Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Experienciando a confecção de portfolio: narrativa de um processo expressivo na formação médica
Gabriel Avellar Rezende, Carla Pontes Alburquerque

Última alteração: 2015-10-28

Resumo


APRESENTAÇÃO: O portfólio é uma ferramenta de ensino-aprendizagem que foge do paradigma comumente visto nas universidades e instituições de ensino. Ele permite que a construção do conhecimento seja personalizada, pois possibilita o desenvolvimento reflexivo daquele que elaborou o portfolio e isso ocorre pelas ligações estabelecidas entre ações e crenças, pensamentos e ações, provas e critérios. A personalização do portfolio lhe da um caráter plural que demostra que, apesar de existir uma convergência do conhecimento, o mecanismo pelo qual isso ocorre é singular. A pluralidade se torna mais evidente quando se compara os trabalhos de vários estudantes, revelando que o saber prévio influência na forma como o conteúdo é consolidado. O portfolio foi uma estratégia utilizada em um projeto de extensão denominado “Educação Popular e Saúde: construção compartilhada para um cuidado criativo e inclusivo” que objetiva criar possibilidades para que a própria produção ou construção do saber seja papel daquele que esta aprendendo, fugindo do paradigma da educação como transferência do conhecimento. O trabalho aqui resumido visa apresentar um relato de experiência a cerca do processo de confecção de portfolio na formação médica, que ainda se mantem conservadora e hierarquizada, apesar das reformas curriculares recentes.  DESENVOLVIMENTO: Entre março até outubro de 2015, foi realizada a elaboração dos portfolios por sete estudantes do curso de medicina. Os encontros quinzenais envolveram discussões de artigos sobre Educação popular e saúde e atividades em cenários que desenvolviam experiências na área. Além disso, a partir dos primeiros encontros foi sugerida aos estudantes a criação de um portfolio como estratégia para potencializar a reflexão, não apenas sobre os temas abordados no projeto, como também na jornada de aprendizado de cada aluno. A publicação nos portfólios foi compartilhada em todos os encontros, viabilizando reflexões individuais e coletivas a cerca do processo de ensino-aprendizado. Seis estudantes optaram pelo uso do portfolio tradicional feito de papel, contudo uma aluna elaborou o seu trabalho em um Tablet. Essa estratégia foi inovadora e possibilitou a utilização de dispositivos não acessíveis no modelo habitual tal como o uso de bricolagem com programas, vídeos e photoshop. As discussões sobre o conteúdo dos portfolios foram baseadas na problematização e reflexão transdisciplinar de cada publicação. Essas discussões revelam formas inovadoras de consolidar o conhecimento, evidenciando a pluralidade própria do seu humano e suas formas diversas de produzir saberes e práticas. RESULTADOS: O efeito principal do compartilhamento e discussões do conteúdo dos portfólios foi a ampliação do pensamento crítico-reflexivo sustentada pela problematização dos mecanismos de ensino-aprendizagem. Além disso, é possível citar o enriquecimento conceitual, uma vez que as diversas fontes e dispositivos usados para construir o conhecimento trouxeram trás um caráter plural e personificado de cada um, permitindo que se estendam as dimensões das discussões. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A educação médica brasileira é pautada, majoritariamente, em métodos de ensino conservadores, hierarquizados e hospitalocêntricos. Nesse contexto, os portfolios surgem como alternativa para formação de metodologias construtivas, que criam profissionais com capacidade reflexiva ampliada, uma vez que são capazes de reconhecer diversos mecanismos de ensino-aprendizado.

Palavras-chave


Educação medica; metodologia ativa ; portfolio ; educação permanente

Referências


A instrumentalidade dos portefólios no processo ensino-aprendizagem: estudo com docentes do ensino superior português - Teresa Lopes Janelas; Ana Paula Couceiro Figueira

Formação reflexiva: representações dos professores acerca do uso de portfólio reflexivo na formação de médicos e enfermeiros - Roseli Ferreira da SilvaI; Idália Sá-ChavesII

SILVA, R.F & FRANCISCO, M.A. Portfolio Reflexivo: uma estrategia para a formacao medica. Revista Brasileira de Educacao Medica, vol 33 n.4 oct/dec . Rio