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SAÚDE, (DE)FORMAÇÃO E POLÍTICA: OS LEGADOS DO VER-SUS PARA ENGAJAMENTO POLÍTICO DOS(AS) ESTUDANTES EM COLETIVOS DE CO-RESPONSABILIZAÇÃO SOCIAL
Última alteração: 2015-12-08
Resumo
APRESENTAÇÃO: O projeto VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) tem como objetivo principal estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema, e que se entendam como atores sociais e agentes políticos, capazes de promover transformações. Visa ainda despertar uma visão ampliada do conceito de saúde e oportunizar aproximações dos (as) acadêmicos (as) de diversos cursos (dentro e fora da saúde) com a realidade do SUS. O objetivo deste trabalho, portanto é relatar e refletir como as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) políticas são trabalhadas no VER-SUS Oeste/SC para com os (as) estudantes e de que modos isso se faz (ou não) prioritário na formação em saúde. DESENVOLVIMENTO: Trata-se de um relato de experiência acerca de experiências no VER-SUS Oeste/SC, a partir de 3 edições (Julho de 2014, Janeiro e Julho de 2015), no qual se buscou pontuar o engajamento político dos estudantes em movimentos coletivos como: Centros Acadêmicos - CAs, colegiados de curso de graduação, DCE, conferências, movimentos sociais e movimentos estudantis, entre tantos outros e observar de que forma a graduação valoriza esse engajamento. RESULTADOS: A partir de relatos de viventes, antes (na candidatura para ingressar no VER-SUS), durante (ao longo da imersão de uma semana), e após (por relatos informais e encontros entre os “VER-SUSianos” das comissões organizadoras com os então profissionais egressos do projeto). Nota-se que o VER-SUS/Brasil é uma potente estratégia para despertar nesses estudantes o real sentido dos movimentos sociais, bem como semear reflexões que modificam radicalmente o posicionamento daquele(a) estudante enquanto profissional e no seu engajamento como militante por um SUS de qualidade enquanto conquista histórica. Sendo a imersão viabilizada pelo projeto uma oportunidade de discutir o modelo de atenção preconizado desde a reforma sanitária e o realmente praticado, percebe-se que os estudantes que passarem em algum momento pelo projeto VER-SUS envolvem-se com afinco em questões de políticas públicas e movimentos sociais na saúde, e isso acaba por refletir tanto na vida pessoal quanto também durante a graduação em diversas situações. O Ver-SUS possibilita um pensar em conjunto, para o próximo, culminando em uma sensibilização dos envolvidos em relação ao outro, e instigando o rompimento do individualismo e competitividade produtivista, ainda impulsionada de forma velada (ou não) nos currículos universitários. São notórias e preocupantes como as discussões políticas são omitidas dos currículos, sendo apresentadas muitas vezes pela primeira vez para os (as) viventes na imersão. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Argumenta-se que esse envolvimento político constitui-se em um processo libertador e significativo de aprendizagem fora da zona de conforto da graduação, e a educação passa a se voltar para a participação social, como um instrumento de empoderamento, estimulando o envolvimento nas políticas públicas para a consolidação de um SUS equânime e universal. Por conseguinte, estratégias como o VER-SUS podem proporcionar aos (às) acadêmicos (as) um “novo” olhar para o mundo e as desigualdades sociais ao seu redor, estimulando o pensar e o agir de (futuros) profissionais críticos, reflexivos, criativos e sensíveis às demandas dos usuários do SUS.
Palavras-chave
Política. Formação Profissional. Saúde Pública.