Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Discussão de casos clínicos: uma ferramenta importante para o atendimento humanizado na saúde sob o olhar da equipe multiprofissional
RAYANE SANTOS DE LUCENA, DANIELLE CRISTINA GOMES, MICARLA PRISCILA SILVA DANTAS, CILÂNEA DOS SANTOS COSTA, CECILYA MAYARA LINS BATISTA, JÉSSICA BARROS RANGEL, SILVANA ALVES PEREIRA

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


Atualmente tem se evidenciado como um grande desafio para os profissionais de saúde promover o cuidado ao usuário de maneira que atenda aos princípios e diretrizes da política de humanização, que preconiza a necessidade de modificar as práticas que reproduzem a assistência curativista, dentro da dimensão anatomofisiológica e na realização de procedimentos técnicos, pautada no modelo biomédico de produzir saúde, distanciando-se da determinação social envolvida diretamente no processo saúde/doença. Esta necessidade de um atendimento integral e humanizado já era almejado pela população desde os movimentos que culminaram com a criação do SUS (Sistema Único de Saúde), produto da insatisfação e das lutas sociais, legitimando para a população à saúde como um direito de todo e qualquer cidadão e dever do estado, que tem sido garantida mediante políticas públicas. O modelo de serviço deve operar sob os princípios da universalidade, a integralidade e a equidade valorizando a saúde e enxergando o usuário com um ser holístico. A partir do exposto o presente resumo tem por objetivo apresentar a estratégia realizada no Hospital Universitário Ana Bezerra, intitulada “discussão de casos clínicos” com o intuito de oferecer um atendimento integral e humanizado, sob a visão dos residentes da equipe multiprofissional da referida instituição. O Hospital Universitário Ana Bezerra compreende uma unidade de ensino de Média Complexidade ambulatorial e hospitalar, referência no atendimento materno - infantil para toda a região do Trair,  localizado na cidade de Santa Cruz- Rio Grande do Norte. A referida instituição tem como missão "Prestar assistência materno - infantil qualificada e humanizada, de referência regional, servindo a um ensino voltado para uma formação cidadã". O referido hospital é considerado Hospital Amigo da Criança pela UNICEF desde 1996. Atualmente, o HUAB possui 53 leitos conforme dados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES, sendo 15 leitos de pediatria, 23 leitos de obstetrícia clinica (alojamento conjunto), 06 de obstetrícia cirúrgica (alojamento conjunto), 04 de neonatologia (Berçário Patológico); 03 leitos de ginecologia cirúrgica e 02 leitos de Clínica Geral. Dentro dos serviços ofertados pela referida instituição encontra-se a enfermaria pediátrica (com funcionamento de unidade de observação e internação), que atende demandas locais ou encaminhadas pelas cidades circunvizinhas que tem o hospital como referência.  São oferecidos atendimento de baixa e média complexidade e na ocorrência de casos de maior gravidade, é realizada a regulação para os serviços de referência na cidade de Natal, capital do estado. A fim de auxiliar na transformação desta realidade e fortalecer a realização de um atendimento humanizado, a equipe da unidade pediátrica do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) tem desenvolvido o projeto que oportuniza a realização de discussão de casos clínicos dos usuários internos na enfermaria pediátrica, com a equipe de assistência e profissionais da residência multiprofissional da referida instituição. A discussão de caso consiste em uma roda de conversa que é realizada semanalmente, no período da manhã, ás quartas-feiras, com a equipe de residentes, composta por assistente social, enfermeira, fisioterapeuta, farmacêutica, nutricionista, odontólogo e psicóloga, e a equipe de profissionais da enfermaria pediátrica como pediatra, residentes de pediatria, estudantes de medicina e preceptores das áreas já citadas, a fim de dialogar acerca dos casos atendidos nas enfermarias da unidade pediátrica do hospital. A partir da exposição do ponto de vista de cada profissional de saúde, torna-se possível entender melhor e enxergar todos os fatores determinantes e condicionantes do processo saúde-doença e auxilia na tomada de decisões por parte dos profissionais, principalmente no que diz respeito à escolha do melhor processo terapêutico que pode atuar com maior efetividade e que irão auxiliar tanto no processo de recuperação a saúde, quanto na oferta para os usuários de alternativas que podem ajudar na promoção do cuidado. A discussão de caso consiste numa proposta que objetiva apreender quais são determinantes que interferem nos aspectos da saúde dos usuários (as), bem como no seu processo de hospitalização, além de promover um espaço para formação, tendo em vista os sujeitos envolvidos na atividade estão em processo de ensino-aprendizagem. Este momento tem se apresentado como uma oportunidade dos profissionais dialogarem e decidirem sobre qual a melhor terapêutica para o usuário (a), neste sentido, a partir de uma visão ampliada de saúde, permite-se então a possibilidade de romper com a perspectiva biomédica proporcionando um atendimento mais integral e humanizado, levando em consideração todos os aspectos relacionados ao processo saúde-doença. Desta forma, a discussão de caso se insere num contexto em que permite a construção de um cuidado integral em saúde, visando à promoção da atenção à saúde da criança e seus familiares de maneira ampliada, que perceba a totalidade e as particularidades relacionadas ao processo de saúde-doença dos sujeitos internos no serviço. Contudo, percebe-se que este exercício ainda consiste num desafio a ser enfrentado cotidianamente dentro da equipe, visto que ainda precisamos lidar e tentar minimizar alguns modos de processos de trabalho de alguns profissionais que reproduzem o modelo de saúde voltado para a cura apenas a doença, sem atentar aos determinantes psicossociais, econômicos, ambientais e culturais que permeiam o processo de saúde-doença de cada sujeito. Isto posto, percebe-se que este momento de discussão de caso realizado na pediatria do HUAB tem possibilitado transformar os processos de trabalho de modo que se aproximem das práticas de cuidado que promovam a produção de saúde do usuário abrangendo a sua totalidade. A realização desta atividade possibilita aspectos positivos para os profissionais e usuários do serviço. Para os profissionais destaca-se a possibilidade de construir novos paradigmas e formas de atuação pautados num novo modelo de atenção e cuidados com a saúde dos usuários, aos poucos as intervenções curativistas estão sendo substituídas, respeitando e trabalhando os diversos fatores que estão envolvidos e que contribuem diretamente para a possibilidade da modificação de condutas profissionais, dentre eles destacam-se os aspectos individuais de cada individuo relacionados à sua personalidade, os advindos de sua formação ou as experiências vividas em outros locais de trabalho. Diante deste processo de mudanças há a necessidade de co-responsabilização entre todos os envolvidos no processo de cuidado com a saúde (profissionais, rede de cuidados e usuários), possibilitando a inserção de práticas profissionais mais humanizadas e uma maior resolutividade e eficácia dos procedimentos terapêuticos aplicados. Observa-se então que é possível inserir na rotina das práticas hospitalares a realização de momentos de discussão de casos clínicos como um espaço de enriquecimento científico para os profissionais de saúde da instituição e maior resolutividade dos casos para os usuários.

Palavras-chave


Assistência integral a saúde; Formação profissional; Promoção do cuidado

Referências


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CURSINO, Emília Gallindo; FUJIMORI, Elizabeth. Integralidade como uma dimensão das práticas de atenção à saúde da criança: uma revisão bibliográfica. Rev. enferm. UERJ, v. 20, n. 1, pg.:676-680, 2012.