Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
AGIR EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Sheyla Mara Silva de Oliveira, Lidiane da Silva Evaristo, Tayana de Sousa Neves, Franciane de Paula Fernandes, Fernanda Jacqueline Teixeira Cardoso, Ana Cely de Sousa Coelho, Nádia Vicência do Nascimento Martins, Erli Marta Reis da Silva

Última alteração: 2015-11-11

Resumo


INTRODUÇÃO: A alimentação de forma adequada antes de tudo, é determinante para que desde a infância, se tenha níveis ideais de saúde, crescimento e desenvolvimento intelectual. Tal fato justifica o melhor aprendizado que muitos têm em detrimento de outros, bem como a ausência de doenças metabólicas tais como diabetes, obesidades e níveis altos de colesterol. No entanto, nos hábitos alimentares brasileiros, a cada dia está sendo inseridos modos de países desenvolvidos, isto é o uso em maior frequência de produtos industrializados em sua maioria fontes de lipídeos e carboidratos. OBJETIVO: Descrever a experiência do agir educativo acerca de hábitos alimentares e alimentação saudável vivenciada em uma creche municipal no interior da Amazônia. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência desenvolvido por acadêmicas e docentes da Universidade do Estado do Pará - Campus XII Santarém. A educação em saúde foi desenvolvida para crianças de até 05 anos da Creche Municipal do Bairro da Interventoria bem como para pais e professores, no município de Santarém-Pará, utilizando metodologia ativa de aprendizagem. RESULTADOS: A educação em saúde instigou o relato de pais, crianças e professores relacionado a hábitos alimentares do dia a dia, os quais colocaram a tendência das crianças de ingerir alimentos gordurosos e com açúcares, como biscoitos, bombons, refrigerantes entre outros produtos alimentares prejudiciais em excesso. Alguns alimentos por serem de caráter industrializado e por possuírem embalagens que chamam a atenção das mesmas, acabam por facilitar a vontade da criança em querer consumir tal produto mediante relato dos pais. Observamos participação efetiva do público estando sensibilizados à temática para melhoria da qualidade de vida das crianças. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência foi bastante positiva. O agir educativo sobre alimentação como mecanismos educativos para as crianças podem influenciar na prevenção de doenças, assim também como auxílio na orientação aos pais na escolha de alimentos saudáveis e mais adequados que vão suprir a necessidade do organismo das crianças no processo de desenvolvimento intelectual e físico. Pelo fato das crianças serem atraídas nos supermercados por embalagens criativas e personalizadas, os pais devem ter o devido controle principalmente no âmbito de escolha alimentar.

Palavras-chave


Agir educativo. Alimentação Saudável.Metodologia Ativa

Referências


VALENTE, Tessa Bitencourt. Perfil Alimentar e Nutricional de pré-escolares de uma creche institucional da cidade de Santa Maria- RS. Santa Maria-RS, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Padrões de Alimentação nos primeiros dois anos de vida, um estudo multicêntrico em universidades brasileiras. In: Guia Alimentar para Crianças menores de dois anos. Série A normas e manuais técnicos, n.107. Brasília, DF/2002.