Tamanho da fonte:
O PAPEL DO MONITOR COMO FACILITADOR NUMA DISCIPLINA ORIENTADA POR METODOLOGIAS ATIVAS
Última alteração: 2015-12-02
Resumo
INTRODUÇÃO: A disciplina de História e Fundamentos da Fisioterapia (HFF) na UFPB, trabalha com as metodologias ativas, nas quais o monitor cumpre papel fundamental permitindo aos estudantes, monitores e professor serem facilitadores nesse espaço. A Educação Popular é o fio condutor dessa proposta e integrando a construção dialógica de conhecimento compartilhado com a valorização do saber do outro. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A disciplina HFF utiliza metodologias ativas que propõe as seguintes estratégias: a territorialização do espaço universitário; seminários criativos e dinâmicos, (utilizando teatro, recursos de mídias digitais); leituras interativas, estudos orientados por textos críticos e rodas de conversas. Toda trajetória é descrita através de um portfólio que reflete e sistematiza as experiências. O monitor é o facilitador das atividades dos estudantes, assessorando-os e garantindo sua autonomia e protagonismo. As visitas técnicas permitem o conhecimento aos cenários de práticas da fisioterapia, contribuindo também para a reflexão crítica do estudante nos futuros espaços de atuação profissional. Tendo como objetivo apresentar o monitor como facilitador no processo de ensino aprendizagem por meio de metodologias ativas. IMPACTOS: O monitor participa em todos os momentos como um facilitador ativo orientando o discente no que for solicitado. O estudante é assistido pelo monitor no gerenciamento e compartilhamento de seu aprendizado, de forma que este sujeito se aproprie das ferramentas de ensino que permitem o contato direto do aluno com seu potencial como indivíduos pelo saber próprio. Com uma avaliação formativa e processual, os sujeitos do processo avaliam a disciplina, monitores, professor e se autoavaliam. Ao longo da disciplina constroem suas impressões críticas da experiência e vivências que são sistematizadas em um portfólio individual, criativo e rico sobre o seu aprendizado em HFF. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O monitor se apresenta como um facilitador no processo de ensino e aprendizagem dos alunos de fisioterapia participando de forma protagonista na construção do saber desenvolvido por meio de metodologias ativas na disciplina de HFF.
Palavras-chave
Monitor; Metodologias Ativas; Facilitador