Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
O PAPEL DO MONITOR COMO FACILITADOR NUMA DISCIPLINA ORIENTADA POR METODOLOGIAS ATIVAS
Larissa Ellen Pereira dos Santos, Thainá Rayane Bezerra Vieira, Marina Gomes Fagundes, Maria Carolina Medeiros Trajano, Dailton Alencar Lucas de Lacerda

Última alteração: 2015-12-02

Resumo


INTRODUÇÃO: A disciplina de História e Fundamentos da Fisioterapia (HFF) na UFPB, trabalha com as metodologias ativas, nas quais o monitor cumpre papel fundamental permitindo aos estudantes, monitores e professor serem facilitadores nesse espaço. A Educação Popular é o fio condutor dessa proposta e integrando a construção dialógica de conhecimento compartilhado com a valorização do saber do outro. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A disciplina HFF utiliza metodologias ativas que propõe as seguintes estratégias: a territorialização do espaço universitário; seminários criativos e dinâmicos, (utilizando teatro, recursos de mídias digitais); leituras interativas, estudos orientados por textos críticos e rodas de conversas. Toda trajetória é descrita através de um portfólio que reflete e sistematiza as experiências.  O monitor é o facilitador das atividades dos estudantes, assessorando-os e garantindo sua autonomia e protagonismo. As visitas técnicas permitem o conhecimento aos cenários de práticas da fisioterapia, contribuindo também para a reflexão crítica do estudante nos futuros espaços de atuação profissional. Tendo como objetivo apresentar o monitor como facilitador no processo de ensino aprendizagem por meio de metodologias ativas. IMPACTOS: O monitor participa em todos os momentos como um facilitador ativo orientando o discente no que for solicitado. O estudante é assistido pelo monitor no gerenciamento e compartilhamento de seu aprendizado, de forma que este sujeito se aproprie das ferramentas de ensino que permitem o contato direto do aluno com seu potencial como indivíduos pelo saber próprio. Com uma avaliação formativa e processual, os sujeitos do processo avaliam a disciplina, monitores, professor e se autoavaliam. Ao longo da disciplina constroem suas impressões críticas da experiência e vivências que são sistematizadas em um portfólio individual, criativo e rico sobre o seu aprendizado em HFF. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O monitor se apresenta como um facilitador no processo de ensino e aprendizagem dos alunos de fisioterapia participando de forma protagonista na construção do saber desenvolvido por meio de metodologias ativas na disciplina de HFF.

Palavras-chave


Monitor; Metodologias Ativas; Facilitador