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CONTRIBUIÇÕES DE ATIVIDADE EXTENSIONISTA PARA A FORMAÇÃO DISCENTE: AVALIAÇÃO DO 3º SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Última alteração: 2016-04-22
Resumo
INTRODUÇÃO: Interiorizar o ensino superior, aproximando a universidade da realidade social, é meta característica dos campi de expansão. Nesses, a extensão universitária encontra-se fortalecida por proporcionar a construção de espaços práticos para ensino e de vínculos que favorecem a participação da sociedade no processo de formação profissional. Em conformidade com essa tendência, o Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde (PIPS) coordena 14 projetos de extensão, que atuam junto à rede municipal de saúde e educação de Macaé, e também promove eventos próprios com a finalidade de promover troca de conhecimento e recursos entre os partícipes do processo. Em 2015 foi realizado o 3º Seminário Interdisciplinar sobre Promoção da Saúde, com o objetivo de promover discussão entre docentes, discentes e convidados acerca das atividades extensionistas e seu impacto junto à comunidade. Objetivo: Analisar a contribuição do 3º Seminário Interdisciplinar sobre Promoção da Saúde para o processo de aprendizagem de discentes. DESENVOLVIMENTO: O seminário foi realizado em um dia, durante manhã e tarde, sendo que inicialmente ocorreu uma palestra de convidado externo. Na parte da tarde foram conduzidas discussões, a partir do tema abordado, em 3 Grupos de Trabalho, cuja síntese foi levada para apresentação ao final, com a presença de todos. Participaram desse evento 96 pessoas, entre docentes coordenadores e colaboradores, acadêmicos bolsistas e voluntários, além de discentes e professores convidados. Destes, 29 responderam a um questionário semi-estruturado enviado por email, com o objetivo de avaliar o seminário. RESULTADOS: Entre as pessoas que responderam ao questionário, 27 (92%) consideraram o evento bom ou muito bom, mas indicaram a necessidade de maior participação de outras pessoas, sugerindo dias alternativos, sem aulas, para que as pessoas pudessem estar mais disponíveis. 28 participantes consideraram que o compartilhamento de experiências entre os projetos foi bom ou muito bom (92,9%), e a totalidade (100%) dos que responderam ao questionário referiram que o evento contribuiu para seu crescimento profissional. Nessa perspectiva apontaram como positivo os seguintes aspectos: a) palestrante e tema promoveram aprendizado e reflexão sobre aspectos da sociedade que influenciam a saúde, e serviram como exemplo profissional; b) aprendizagem a partir do compartilhamento de informações diversas sobre saúde e relacionamento destas com o cotidiano; c) promoção da integração entre discentes e docentes, que permitiu conhecer a visão dos professores; d) maior conhecimento sobre as atividades extensionistas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O seminário promovido pelo PIPS contribui para a formação discente, pois promoveu o aprendizado através da reflexão sobre questões relacionadas ao cotidiano das práticas em saúde, e também a interação entre acadêmicos e professores de diferentes cursos, promovendo conhecimento através da troca interdisciplinar.
Palavras-chave
FORMAÇÃO DISCENTE; ENSINO SUPERIOR; PROMOÇÃO DA SAÚDE
Referências
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