Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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CONTRIBUIÇÕES DE ATIVIDADE EXTENSIONISTA PARA A FORMAÇÃO DISCENTE: AVALIAÇÃO DO 3º SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Rute Ramos da Silva Costa, Michael Maller Ermenegildo, Ana Eliza Port Lourenço, Renata Borba de Amorim Oliveira, Priscila Vieira Pontes, Carolina Soares da Silva, Genesis Barbosa, Raquel Paiva

Última alteração: 2016-04-22

Resumo


INTRODUÇÃO: Interiorizar o ensino superior, aproximando a universidade da realidade social, é meta característica dos campi de expansão. Nesses, a extensão universitária encontra-se fortalecida por proporcionar a construção de espaços práticos para ensino e de vínculos que favorecem a participação da sociedade no processo de formação profissional. Em conformidade com essa tendência, o Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde (PIPS) coordena 14 projetos de extensão, que atuam junto à rede municipal de saúde e educação de Macaé, e também promove eventos próprios com a finalidade de promover troca de conhecimento e recursos entre os partícipes do processo. Em 2015 foi realizado o 3º Seminário Interdisciplinar sobre Promoção da Saúde, com o objetivo de promover discussão entre docentes, discentes e convidados acerca das atividades extensionistas e seu impacto junto à comunidade. Objetivo: Analisar a contribuição do 3º Seminário Interdisciplinar sobre Promoção da Saúde para o processo de aprendizagem de discentes. DESENVOLVIMENTO: O seminário foi realizado em um dia, durante manhã e tarde, sendo que inicialmente ocorreu uma palestra de convidado externo. Na parte da tarde foram conduzidas discussões, a partir do tema abordado, em 3 Grupos de Trabalho, cuja síntese foi levada para apresentação ao final, com a presença de todos.  Participaram desse evento 96 pessoas, entre docentes coordenadores e colaboradores, acadêmicos bolsistas e voluntários, além de discentes e professores convidados. Destes, 29 responderam a um questionário semi-estruturado enviado por email, com o objetivo de avaliar o seminário. RESULTADOS: Entre as pessoas que responderam ao questionário, 27 (92%) consideraram o evento bom ou muito bom, mas indicaram a necessidade de maior participação de outras pessoas, sugerindo dias alternativos, sem aulas, para que as pessoas pudessem estar mais disponíveis. 28 participantes consideraram que o compartilhamento de experiências entre os projetos foi bom ou muito bom (92,9%), e a totalidade (100%) dos que responderam ao questionário referiram que o evento contribuiu para seu crescimento profissional. Nessa perspectiva apontaram como positivo os seguintes aspectos: a) palestrante e tema promoveram aprendizado e reflexão sobre aspectos da sociedade que influenciam a saúde, e serviram como exemplo profissional; b) aprendizagem a partir do compartilhamento de informações diversas sobre saúde e relacionamento destas com o cotidiano; c) promoção da integração entre discentes e docentes, que permitiu conhecer a visão dos professores; d) maior conhecimento sobre as atividades extensionistas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O seminário promovido pelo PIPS contribui para a formação discente, pois promoveu o aprendizado através da reflexão sobre questões relacionadas ao cotidiano das práticas em saúde, e também a interação entre acadêmicos e professores de diferentes cursos, promovendo conhecimento através da troca interdisciplinar.

Palavras-chave


FORMAÇÃO DISCENTE; ENSINO SUPERIOR; PROMOÇÃO DA SAÚDE

Referências


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