Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A construção do devir FORMADOR do Curso de Formação em Educação Permanente em Saúde “EPS em Movimento”
Vania Priamo

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


O presente relato busca apresentar a vivência enquanto FORMADORA no curso EPS em movimento, desenvolvido em parceria entre Ministério da Saúde e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Está construída a partir da análise dos relatos registrados no Diário Cartográfico, ferramenta ofertada na plataforma como um convite ao relato de afecções produzidas durante a problematização sobre EPS. Foram esses relatos que produziram em mim a análise para a construção desse devir. Importante mencionar que o formador é uma figura central que presta apoio ao desenvolvimento dos tutores junto aos educandos em formação, e está também em formação, com possibilidade de apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso e certificação enquanto especialista. Além disso, o Formador tem um apoiador, que o acompanha no desenvolvimento de suas atividades untos aos tutores. Posto isto, há diversas possibilidade que podem ativar o processo de construção desse papel e a intenção é apresentar esse processo disparado a partir das percepções cotidianas, que fazem parte das afecções acima relatadas. De acordo com o que mencionam Deleuze e Guatarri (1995), “a construção cartográfica pode ser compreendida como uma possibilidade de produção de visibilidades e dizibilidades (novas possibilidades de ver e dizer) para os acontecimentos e afecções que se estabelecem na produção da vida, dos afetos e das práticas” e assim, foi produzido esse relato.

Referências


François Zourabichvili O VOCABULÁRIO DE DELEUZE. Rio de Janeiro, 2004. disponível em> http://claudioulpiano.org.br.s87743.gridserver.com/wp-content/uploads/2010/05/deleuze-vocabulario-francois-zourabichvili1.pdf

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: 34, 1995. (Coleção Trans, v.1)