Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Metodologia da Problematização: Potencialidades e Fragilidades na Concepção de Acadêmicos de Enfermagem
Silvio Almeida Ferreira, Érika Marcilla Sousa de Couto Marcilla Sousa de Couto Couto, Sheyla Mara Silva de Oliveira Mara Silva de Oliveira Oliveira

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


A Enfermagem, como ciência dinâmica e integrada, requer profissionais com múltiplas habilidades, capazes de desempenhar sua função com competência e espírito de liderança, através de práticas bem elaboradas e preparo para o enfrentamento de situações adversas. A Metodologia da Problematização é uma estratégia educacional que traz consigo grande inovação e possibilita o desenvolvimento de habilidades intelectuais e a aquisição de conhecimentos. Este trabalho teve como objetivos identificar potencialidades e fragilidades da Metodologia da Problematização na concepção de acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade do Estado do Pará, em sua formação acadêmica e futura atuação profissional. Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo transversal, com abordagem qualitativa. A coleta de dados deu-se através da aplicação de uma entrevista semiestruturada com 16 voluntários participantes, realizadas na segunda quinzena do mês de junho de 2015. Os dados foram analisados qualitativamente através da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), direcionada às temáticas e aos resultados apresentados no Trabalho de Conclusão de Curso. Foram apontadas pelos acadêmicos várias influencias da Metodologia da Problematização através da utilização do Arco de Maguerez, dentre outras, estão a construção do pensamento crítico; a aproximação do binômio teoria e prática dando possibilidade da construção de uma práxis; o desejo pela pesquisa, pela busca do conhecimento científico; a percepção dos acadêmicos como sujeitos do processo de ensino-pesquisa e aprendizagem que auxilia na construção de uma história de protagonismo; a possibilita do estabelecimento de vínculos mais próximos e mais significativos entre docentes e discentes; e cria possibilidade de rompimento como o modelo tradicional de ensino visto como ultrapassado e que não supre a real necessidade dos acadêmicos. Dentre as principais fragilidades na concepção dos acadêmicos, que impedem a real dimensão do potencial e a consolidação desta proposta pedagógica estão a necessidade de capacitação docente; indícios práticas do ensino tradicional; a necessidade de planejamento pedagógico; e a desarticulação da Metodologia da Problematização com os conteúdos que são ministrados nas aulas. Os acadêmicos consideram esta Metodologia inovadora, necessária, que causa influências positivas na aquisição de conhecimentos e na formação profissional que deve ser incentivada o que pode justificar e fortalecer a prática desta Metodologia de ensino e de estudo e também ajudar na reflexão para que as lacunas apontadas possam ser futuramente preenchidas e a sua aplicação atenda cada vez mais as expectativas da comunidade acadêmica que envolve uma realidade multifacetada, com o dinamismo que sempre acarreta as temáticas da educação.

Palavras-chave


Metodologia da Problematização; Educação em Enfermagem; Ensino de Enfermagem.

Referências