Tamanho da fonte:
CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E ACADÊMICOS SOBRE ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NA ATENÇÃO BÁSICA EM URGÊNCIA
Última alteração: 2016-01-06
Resumo
O acolhimento e avaliação com classificação de risco (AACR) é uma tecnologia proposta pela Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (PNH/SUS) para garantir a saúde como direito dos cidadãos e dever do Estado. Tem como objetivo identificar as características sociodemográficas dos participantes do ciclo de palestras. Trata-se de um estudo de corte transversal. Ocorreu no período de março a junho de 2013, tendo como público alvo os estudantes e trabalhadores de saúde. Realizados 03 ciclos com um público de 140 pessoas. Constituiu a amostra por conveniência, os que preencheram o cadastro em assinaram o termo de consentimento livre esclarecido. A característica sociodemográficas da amostra de 104 pessoas possui a idade média de 29 anos, o sexo mais prevalente 93 (89,4) foi feminino. Predominou a frequência de estudante 22 (21,4%), seguido de enfermeiros com 18 (17,4%), técnico em enfermagem 18 (17,7%). A maioria da amostra sabe ler e escrever de 89 (85,6%) e 15 (14,4%) não responderam. O programa de extensão universitária possibilitou a difusão da PNH/SUS/AACR para além dos muros da academia e dos serviços de saúde. Destacou o conceito de humanização do SUS e o entendimento deste como um sistema constitucional, para garantir a saúde como direito de todos e dever do Estado. A maior procura pelo conhecimento da tecnologia foram os estudantes. Recomenda-se a inserção dessa temática nos currículos de graduação e que seja oferecida pelos serviços de saúde de urgência, uma educação permanente para os profissionais de enfermagem.
Palavras-chave
Acolhimento; Risco; Urgência; Humanização; Enfermagem
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização: HumanizaSUS- Documento-base. 3ª Ed. In: Passos E, Benevides R, organizadores. Formação de apoiadores para política nacional de humanização da gestão e da atenção á saúde. Leituras complementares. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. P. 13-32.
Brasil. Ministério da saúde. Secretaria de atenção a saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Artigos 196 a 200.