Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E ACADÊMICOS SOBRE ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NA ATENÇÃO BÁSICA EM URGÊNCIA
Fernanda Barreto NEGREIROS, Mariana Morena Souza Araujo, Alaíne Nicácio ROSA, Daniela Machado PEREIRA, Célia Maria Sales VIEIRA, Maria Tereza Brito Mariotti Santana

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


O acolhimento e avaliação com classificação de risco (AACR) é uma tecnologia proposta pela Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (PNH/SUS) para garantir a saúde como direito dos cidadãos e dever do Estado. Tem como objetivo identificar as características sociodemográficas dos participantes do ciclo de palestras. Trata-se de um estudo de corte transversal. Ocorreu no período de março a junho de 2013, tendo como público alvo os estudantes e trabalhadores de saúde. Realizados 03 ciclos com um público de 140 pessoas. Constituiu a amostra por conveniência, os que preencheram o cadastro em assinaram o termo de consentimento livre esclarecido. A característica sociodemográficas da amostra de 104 pessoas possui a idade média de 29 anos, o sexo mais prevalente 93 (89,4) foi feminino. Predominou a frequência de estudante 22 (21,4%), seguido de enfermeiros com 18 (17,4%), técnico em enfermagem 18 (17,7%). A maioria da amostra sabe ler e escrever de 89 (85,6%) e 15 (14,4%) não responderam. O programa de extensão universitária possibilitou a difusão da PNH/SUS/AACR para além dos muros da academia e dos serviços de saúde. Destacou o conceito de humanização do SUS e o entendimento deste como um sistema constitucional, para garantir a saúde como direito de todos e dever do Estado. A maior procura pelo conhecimento da tecnologia foram os estudantes. Recomenda-se a inserção dessa temática nos currículos de graduação e que seja oferecida pelos serviços de saúde de urgência, uma educação permanente para os profissionais de enfermagem.

Palavras-chave


Acolhimento; Risco; Urgência; Humanização; Enfermagem

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização: HumanizaSUS- Documento-base. 3ª Ed. In: Passos E, Benevides R, organizadores. Formação de apoiadores para política nacional de humanização da gestão e da atenção á saúde. Leituras complementares. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. P. 13-32.

Brasil. Ministério da saúde. Secretaria de atenção a saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Artigos 196 a 200.