Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Formação interdisciplinar em saúde. Relato de uma experiência brasileira
SHEILA ARAÚJO COSTA, PAULO FRANCISCO DE CASTRO, ANA LEVEFRE, ANA CRISTINA LO PRETE, ANDREIA RAMOS DO VAL, LIDIA RUIZ MORENO, ALCIRA RIVAROSA

Última alteração: 2015-10-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Brasil vem passando por diversas transformações econômicas, sociais e ambientais. Essa realidade esta associada ao processo de transição demográfico, epidemiológico e nutricional. O envelhecimento da população, a maior prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, a crescente morbidade da população (PAIM et al 2011). Essa realidade indica necessidade do trabalho em equipe, principalmente quando se envolve a atuação de diferentes profissionais, com diferentes formações acadêmicas, no sentido de complementação e integração, por meio de troca de saberes e práticas, criando-se uma rede de ações técnicas e de atendimento. Batista (2012) afirma que a “Educação Interprofissional” permite uma estreita relação dentro do processo ensino aprendizagem, onde professor e aluno atuam em situações interativas de ensino e aprendizagem. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma atividade prática de ensino interdisciplinar na área de saúde. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: A disciplina foi denominada Atividades Acadêmicas Integradas, os alunos envolvidos no projeto de ensino interdisciplinar são do sétimo semestre dos cursos de bacharelado em Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia. Organizou-se o agendamento da disciplina no mesmo dia e horário para todas as turmas. As três primeiras aulas aconteciam com todos os alunos e professores para discussão de conceitos como interdisciplinaridade e a articulação das diferentes profissões com saúde integral. Após essa etapa, os alunos foram divididos em novas turmas, com a presença de representantes de todos os cursos em cada uma delas, formando-se assim, novas classes diferentes das originais divididas por seus cursos de origem. Nessas turmas novas houve rodízio entre os professores e todos os discentes assistem às aulas com os professores das diferentes áreas. Como atividade de ensino e de avaliação da disciplina, essas novas turmas foram divididas em grupos e desenvolveram casos clínicos, discutindo as diferentes intervenções na área de saúde com vistas às ações interdisciplinares. RESULTADO:É possível verificar maior interação, maior amadurecimento profissional e técnico entre os alunos dos diferentes cursos, gradativamente cada aluno se apropria do conhecimento geral de cada curso envolvido, sem perder a especificidade da ação técnica de seu curso de origem, dos diferentes saberes com vistas ao atendimento, melhoria da qualidade de vida e acolhimento dos indivíduos que necessitam de atenção diante do sofrimento físico e psicológico dos quadros clínicos apresentados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Essa disciplina tem se mostrado uma experiência enriquecedora, possibilitando situações interativas entre professores e alunos. Fato que pode ser verificado na qualidade e profundidade dos trabalhos, bem como nos relatos diretos dos alunos que vivenciam tal experiência.      

Palavras-chave


Interdisciplinar, Graduação, Ensino em Saúde, Formação.