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Formação interdisciplinar em saúde. Relato de uma experiência brasileira
Última alteração: 2015-10-23
Resumo
APRESENTAÇÃO: O Brasil vem passando por diversas transformações econômicas, sociais e ambientais. Essa realidade esta associada ao processo de transição demográfico, epidemiológico e nutricional. O envelhecimento da população, a maior prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, a crescente morbidade da população (PAIM et al 2011). Essa realidade indica necessidade do trabalho em equipe, principalmente quando se envolve a atuação de diferentes profissionais, com diferentes formações acadêmicas, no sentido de complementação e integração, por meio de troca de saberes e práticas, criando-se uma rede de ações técnicas e de atendimento. Batista (2012) afirma que a “Educação Interprofissional” permite uma estreita relação dentro do processo ensino aprendizagem, onde professor e aluno atuam em situações interativas de ensino e aprendizagem. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma atividade prática de ensino interdisciplinar na área de saúde. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: A disciplina foi denominada Atividades Acadêmicas Integradas, os alunos envolvidos no projeto de ensino interdisciplinar são do sétimo semestre dos cursos de bacharelado em Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia. Organizou-se o agendamento da disciplina no mesmo dia e horário para todas as turmas. As três primeiras aulas aconteciam com todos os alunos e professores para discussão de conceitos como interdisciplinaridade e a articulação das diferentes profissões com saúde integral. Após essa etapa, os alunos foram divididos em novas turmas, com a presença de representantes de todos os cursos em cada uma delas, formando-se assim, novas classes diferentes das originais divididas por seus cursos de origem. Nessas turmas novas houve rodízio entre os professores e todos os discentes assistem às aulas com os professores das diferentes áreas. Como atividade de ensino e de avaliação da disciplina, essas novas turmas foram divididas em grupos e desenvolveram casos clínicos, discutindo as diferentes intervenções na área de saúde com vistas às ações interdisciplinares. RESULTADO:É possível verificar maior interação, maior amadurecimento profissional e técnico entre os alunos dos diferentes cursos, gradativamente cada aluno se apropria do conhecimento geral de cada curso envolvido, sem perder a especificidade da ação técnica de seu curso de origem, dos diferentes saberes com vistas ao atendimento, melhoria da qualidade de vida e acolhimento dos indivíduos que necessitam de atenção diante do sofrimento físico e psicológico dos quadros clínicos apresentados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Essa disciplina tem se mostrado uma experiência enriquecedora, possibilitando situações interativas entre professores e alunos. Fato que pode ser verificado na qualidade e profundidade dos trabalhos, bem como nos relatos diretos dos alunos que vivenciam tal experiência.
Palavras-chave
Interdisciplinar, Graduação, Ensino em Saúde, Formação.