Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL: PESQUISA-AÇÃO E MELHORIA DOS PROCESSOS DE TRABALHO NO ÂMBITO HOSPITALAR
JHENNIFER DE SOUZA GOIS, SANDRA COSTA LIMA, TATIANA DE CASTRO PEDROSA GOMES, CHARLLIANE FERNANDES GONÇALVES RIBEIRO

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


A pesquisa surgiu a partir da experiência de gestão da equipe de serviço social do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), Fortaleza/CE. Na referida experiência foi sentida a necessidade de monitorar/acompanhar o trabalho dos (as) assistentes sociais nas unidades de internação por meio do levantamento quantitativo dos registros destes (as) profissionais nos prontuários dos usuários a fim de enfatizar a importância de tais registros. O objetivo desta pesquisa foi fortalecer entre os (as) assistentes sociais da unidade a prática do registro em prontuário, por meio da realização de levantamento quantitativo desses registros, de análise dos dados obtidos e de discussão e reflexão desses dados junto à equipe. Tratou-se de uma pesquisa-ação e a metodologia utilizada compreendeu o levantamento semanal dos registros nos prontuários nas unidades de internação do referido hospital, por meio de instrumental que referia o número de evoluções do Serviço Social por leito num intervalo médio de oito dias. Com o conhecimento de toda a equipe, a pesquisa era realizada duas vezes por semana, por um período de doze meses, novembro de 2013 a novembro de 2014. Os dados obtidos eram compilados semanalmente, sendo que no segundo mês foram apresentados à equipe dados preliminares do levantamento. Por fim, os dados foram analisados pela gestão e posteriormente foi realizada uma oficina para discussão sobre o registro em prontuário no processo de trabalho do (a) assistente social e sobre a importância da sistematização da prática. A pesquisa fortaleceu na equipe a prática do registro em prontuário, o que ficou evidente na análise dos dados finais, pois identificamos o crescimento quantitativo e qualitativo do registro do Serviço Social nos prontuários durante o período pesquisado. Nas discussões realizadas, foi possível perceber que a reflexão acerca dessa dimensão da prática profissional do Serviço Social na Saúde tem feito parte da rotina da equipe, com destaque para reflexões que relacionam a interdisciplinaridade e a integralidade em saúde ao registro em Serviço Social. A pesquisa fomentou ainda o desenvolvimento de pesquisas acerca da qualidade desse registro e incentivou uma prática reflexiva e crítica. Consideramos que a pesquisa-ação pode ser um importante mecanismo na melhoria dos processos de trabalho em Serviço Social além de contribuir para a sistematização do trabalho desenvolvido. Um dos principais fatores para isso é o fato da pesquisa-ação instigar a investigação e reflexão que são inerentes a um fazer profissional crítico, reflexivo e comprometido com o projeto ético-político profissional hegemônico.

Palavras-chave


Serviço Social; Gestão; Monitoramento