Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Projeto de Extensão – “Escola de Posturas : ações preventivas no cuidado corporal” : Promovendo mudanças nos hábitos posturais dos adolescentes escolares
Débora Ramos de Araujo Souza, Livio Matheus Aragão dos Prazeres, Guilherme Rodrigues Barbosa, Ana Maria Braga de Oliveira, Heloysa Morganna de Lima Marinho, Amanda Santana Santos, Gabriel Pacheco Bispo, Michely de Oliveira Santos

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


A dor nas costas e as alterações posturais, além de estarem presentes nos adultos, manifestam-se também em adolescentes escolares, devido aos hábitos posturais adotados. Dentre os problemas, citam-se aqueles relacionados com o excesso de peso e o modo de transporte da mochila, bem como a postura corporal adotada durante o período que o estudante está inserido na sala de aula. O objetivo desse trabalho é relatar a atuação do Projeto de Extensão – “Escola de Posturas: ações preventivas no cuidado corporal”, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Fundação José Augusto Viera, no município de Lagarto-Se. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA:O projeto de extensão é composto por oito discentes e dois docentes do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe- Campus Lagarto, este trabalho relata as atividades direcionadas aos escolares. As atividades do projeto foram divididas em cinco encontros durante uma semana: no primeiro aplicou-se o Instrumento de Avaliação da Postura Corporal e Dor nas Costas (BackPEI) e realizou-se a pesagem dos estudantes e das respectivas mochilas. No segundo dia, os participantes foram divididos em 04 grupos, compostos de 08 a 10 sujeitos para o início às atividades. Cada encontro do Projeto é dividido em três etapas: a primeira etapa refere-se à educação em saúde, onde são abordados temas sobre anatomia do sistema musculoesquelético, locomotor, respiratório e fisiologia do estresse, além de posturas adotadas no dia-a-dia; em seguida são realizados os exercícios terapêuticos visando o alongamento e o fortalecimento muscular e melhora do condicionamento físico, consequentemente diminuindo o estresse traumático nas estruturas osteomusculares. Por fim são realizados os relaxamentos, estimulando-se uma maior conscientização corporal. RESULTADOS: A amostra foi composta por 37 estudantes, com uma média geral do peso corporal de 54,8 kg, quando separado por gênero a média do peso masculino foi de 57,7 kg enquanto o peso médio feminino 52,6kg. Com relação à média geral do peso das mochilas (3,1kg), tanto os meninos com uma média de 2,9kg, como as meninas - 3,3kg ficaram abaixo dos 10% do peso corporal. Com base nesses dados as ações foram voltadas para o uso da mochila e a postura adotada nas horas de estudos, proporcionando aos participantes conhecer algumas estruturas e o funcionamento do corpo humano, o que contribuiu para uma maior conscientização corporal, bem como potencializou o autocuidado. Ainda estimulou adoção de hábitos posturais saudáveis e favoreceu a correção de posturas viciosos adotadas no dia-a-dia de acordo com os relatos dos participantes.  CONSIDERAÇÕES FINAIS: A boa postura é aquela na qual o indivíduo mantém um esforço mínimo para a realização das atividades, sendo assim o conhecimento da anatomofisiologia e correções posturais é de fundamental importância para a melhora das dores nas costas, oferecendo como possíveis benefícios bem-estar físico e mental. Vale ressaltar a importância de atividades semelhantes no processo educacional de adolescentes, afim de que os mesmos sejam multiplicadores do conhecimento, uma vez que tais problemas na coluna tendem a agravar até a fase adulta.