Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS NO PROJETO PET- TUBERCULOSE-UFRGS
Fabiano Brufatto, Bruna Gentil, Camila Spido, Vinícius Maximiliano, Laura Henz, Ariane Dahmer, Mariana Fleck

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


O projeto PET Avaliação da Descentralização da Assistência da Tuberculose em Serviços de Atenção Básica à Saúde em uma Gerência de Saúde do município de Porto Alegre, iniciou suas atividades em maio de 2013 e terminou em maio de 2015.  O projeto avaliou o processo de descentralização da assistência da Tuberculose em Porto Alegre na atenção primária, monitorando indicadores de estrutura, de assistência, de vigilância epidemiológica e de resultados. Através do projeto os estudantes de diferentes cursos da área da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tiveram a oportunidade de vivenciar os processos de trabalhos no SUS. Os estudantes no primeiro momento passaram por capacitações sobre cuidado à tuberculose com profissionais do município devidamente habilitados, a fim de obter melhor análise dos dados a serem coletados. Foram apresentados os instrumentos que são usados pelo Ministério da Saúde para o tratamento da tuberculose na atenção básica. No segundo momento os bolsistas foram divididos em duplas e cada dupla ficou responsável por acompanhar a utilização dos instrumentos pelos trabalhadores nas unidades de saúde designadas. As visitas às unidades de saúde para avaliar o processo de descentralização da TB pelos bolsistas possibilitaram um melhor entendimento das fichas ILTB e do sistema de informação utilizado, além de da aproximação aos trabalhadores de saúde que atuam com a tuberculose os quais ainda apresentam muitas dúvidas e carência de capacitação nesta área. Concomitante ao processo de avaliação da descentralização da tuberculose, os bolsistas, juntamente com a preceptora do projeto, desenvolveram um sistema de informação e uma nova ficha de Infecção Latente por Tuberculose a partir das orientações do Ministério da Saúde, sendo, então, implementada pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre em todas as unidades de saúde da cidade. O sistema de informação, criado para possibilitar a avaliação das fichas de pacientes em Tratamento da Infecção Latente por Tuberculose (ILTB) foi desenvolvido por meio do programa de código aberto Epi Info 7.1.4, fornecido pela empresa CDC. O sistema de informação criado possibilitou que as fichas que antes eram de papel passassem para o formato digital assim ter um melhor controle do fluxo das informações e assim obter melhores resultados epidemiológicos quando analisados. Durante o projeto do PET o sistema de informações foi alimentado e sua analise virou uma pesquisa que está sendo realizada entre a UFRGS e a Secretária Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Palavras-chave


UFRGS; PET; Ministério da Saúde;

Referências


CECCIM, Ricardo Burg; FEUERWERKER, Laura C. M. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 14(1):41- 65, 2004.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Niterói: Imprensa Oficial, 1988.

MOTTA, José Inácio Jardim; BUSS, Paulo; NUNES, Tânia Celeste Matos. Novos Desafios Educacionais para a Formação de Recursos Humanos em Saúde. Rev. Olho Mágico, volume 8, nº 3, set/dez, 2001.