Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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VIVENCIA DISCENTE NA PRIMEIRA TURMA DE LICENCIATURA EM ENFERMAGEM NA UEMS
MARILDA NUNES RIBAS VOLPE, Pâmela Luiza Araújo Gomes, Mariana Moreira da Silva, Gabriela Duarte Pereira, Gleice Camargo Fidelis Silva, Lourdes Missio

Última alteração: 2015-10-31

Resumo


APRESENTAÇÃO: Este relato objetiva descrever a vivência das acadêmicas do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSOL) realizado na Escola Estadual Presidente Vargas (EPV) como primeira turma em formação na modalidade de licenciatura no Estado de Mato Grosso do Sul. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A UEMS atua a 21 anos na formação de bacharéis, tendo em seu histórico quatro grandes mudanças na sua proposta pedagógica que aconteceram nos anos de 1997, 2004, 2012 e 2015. Essas mudanças de paradigmas foram fomentadas pelas legislações no campo da saúde e da educação, bem como da própria instituição. A presença da licenciatura em enfermagem na UEMS é recente, iniciada em 2012, estando no quarto ano de desenvolvimento. Seu processo de construção deu-se após verificar que grande número de egressos estava inserido na docência e sentiam necessidade de uma maior formação no campo da educação. Como primeira turma dessa modalidade, nos inserimos em eventos e locais pouco ocupados por enfermeiros na realidade de Dourados/MS, como os espaços escolares da educação básica.  Na EPV realizamos observação e regência de aulas, seguindo o cronograma prévio da escola. Participamos de reuniões com professores da área de ciências biológicas, propondo e demonstrando que é possível discutir saúde em conteúdos diversos, como por exemplo, os relacionados ao ar e atmosfera répteis e anfíbios e, sistema músculo esquelético. Neles, contextualizamos a prevenção de doenças transmissíveis, cuidados de higiene, acidentes e cuidados com animais peçonhentos e alimentação saudável. Foram utilizadas estratégias integrativas para valorizar o saber prévio dos alunos, agregando novos conhecimentos. RESULTADOS E IMPACTOS: Através da experiência podemos perceber a importância do preparo pedagógico na atuação do enfermeiro. O enfermeiro bacharel ou licenciado atua também como educador. Para tanto, salienta-se a necessidade de conhecimentos no campo da educação como um grande diferencial para alcançar melhores resultados em ações de promoção e prevenção em saúde rompendo com o modelo de profissional detentor absoluto do saber e do individuo como receptor. Descobrimos a importância dos Temas Transversais e entendemos seu real significado na prática. A experiência na EPV nos deu também a oportunidade de colocar em prática, no ambiente da escola,temasda área saúde da criança e do adolescente. Apesar da estranheza e surpresa em um primeiro momento, pela comunidade escolar, podemos demonstrar a importância da nossa inserção em atividades escolares regulares para a disseminação de informações do campo da saúde. Nas atividades destacamos que a construção universitária na área da educação em enfermagem pode ocorrer de maneira salutar nos extras muros da academia, e sempre associada às bases teóricas. A experiência conseguiu deixar marcas importantes tanto para o corpo discente quanto docente da escola, como também para as licenciandas em enfermagem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como contribuições destacam-se a importância de nossa inserção junto à comunidade, indo além dos espaços oficiais assumidos pela área da saúde, mas buscando outras nuances em que a enfermagem possa se desenvolver e envolver-se atingindo as propostas bases do SUS, como os espaços escolares.

Palavras-chave


ENFERMAGEM;LICENCIATURA;TEMAS TRANSVERSAIS