Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Relato de experiência: Implantação do Núcleo de Educação Permanente em Urgência como proposta de integração ensino-serviço
Deisy Adania Zanoni, Simone de Fátima Crispim, Maria de Fátima Meinberg Chead

Última alteração: 2015-10-28

Resumo


A Organização Pan-Americana de Saúde foi responsável pela difusão da proposta de educação permanente do pessoal de saúde, acreditando que somente a aprendizagem seria capaz da adesão dos trabalhadores nos processos de mudança no processo de trabalho. No Brasil, a educação dos profissionais de saúde foi ponto de pauta de conferências de recursos humanos e conferências nacionais de saúde, que apontavam a inadequação da formação dos trabalhadores desse setor em relação à realidade encontrada nos serviços de saúde. A utilização de situações reais ou simuladas da prática profissional garante uma aproximação da aprendizagem ao mundo do trabalho e oportuniza a construção de novos saberes, assim como provoca a reflexão sobre as ações adotadas, procurando melhor qualificá-las. Em se tratando da Rede de Urgência e Emergência, a Portaria n.º 2048 de cinco de novembro de 2002, normatizou a criação dos núcleos de educação em urgências e emergências. É importante destacar, a falta de formação e educação permanente dos trabalhadores das urgências, o que resulta em comprometimento da qualidade na assistência prestada, tornando-se necessário garantir-lhes habilitação para o exercício profissional necessária para a intervenção nas urgências e emergências. Considerando a Resolução nº 79/SES/MS, de 24 de outubro de 2011 que traz como anexo o Plano de Ação Regional da Rede de Atenção às Urgências do Mato Grosso do Sul e que, apresenta como uma das diretrizes a qualificação da assistência por meio da educação permanente das equipes de saúde do SUS na Atenção às Urgências em todos os componentes da Rede de Atenção às Urgências. Para tanto, houve a implantação do Núcleo de Educação Permanente em Urgência (NEPU), que tem por objetivos padronizar os atendimentos nas urgências e emergências nos componentes da Rede de Urgência e Emergência (RUE) no estado de Mato Grosso do Sul, qualificar os profissionais utilizando protocolos mundialmente reconhecidos, habilitar os profissionais para a adequada atuação nas urgências, garantir conhecimento desses profissionais no manuseio dos materiais, equipamentos e procedimentos necessários ao atendimento aos pacientes críticos e qualificar os profissionais das portas de entrada para realização do acolhimento com classificação de risco. Nas capacitações realizadas são utilizadas metodologias ativas, por meio de simulação prática e problematização. Como resultados da implantação do NEPU, apresentamos a estatística das capacitações realizadas, entre os anos de 2012 a 2014: no ano de 2012 foram realizadas 12 capacitações, totalizando 400 profissionais treinados, em 2013 foram realizadas 27 capacitações, totalizando 712 profissionais treinados e no ano de 2014 foram realizadas 25 capacitações, totalizando 844 profissionais treinados. Observou-se que no decorrer dos anos, houve um crescente aumento nas solicitações dessas capacitações ao NEPU e que as metodologias utilizadas nessas capacitações estão atendendo a realidade dos serviços. Essa integração ensino-serviço possibilita a construção de novos saberes e a mudança das práticas assistenciais, dessa forma, a implantação do NEPU possibilitou uma difusão de conhecimentos aos componentes da RUE, além de promover um processo de educação que atende a realidade dos profissionais que atuam nessa rede.

Palavras-chave


educação permanente; urgência; emergência

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. PORTARIA Nº 2048, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2002. Comissão Intergestores Tripartite, Brasília, 2002.

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SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE MATO GROSSO DO SUL. Resolução nº 79/SES/MS, de 24 de outubro de 2011.