Anais do 12º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Saúde em Redes ISSN 2446-4813 v.2 n.1, Suplemento, 2016
“Recriando Sonhos”: Relato de Experiência
Ana Elisa de Belotti e Nogueira Baptista, Luana Paula Santos de Lima
Última alteração: 2015-11-23
Resumo
APRESENTAÇÃO: O Programa Acompanhante da Saúde da Pessoa com Deficiência Intelectual (APD), oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo, em parceria com a Associação Saúde da Família tem por objetivo desenvolver ações de saúde às pessoas com deficiência intelectual (DI) em situação de fragilidade e vulnerabilidade social. A DI foi caracterizada por funcionamento intelectual inferior à média, associado a duas ou mais limitações nas áreas de habilidades adaptativas. Com a 10ª Conferência Nacional de Saúde que introduziu a prática das Linhas de Cuidado que integram ações de promoção, vigilância, prevenção e assistência, foram viabilizadas diversas terapêuticas. OBJETIVO: Relatar vivências do projeto “Recriando Sonhos”. Propor ações de Economia Solidária como recurso para construção da linha de cuidados da pessoa com DI. MÉTODO DO ESTUDO-RELATO DE EXPERIÊNCIA: de abordagem qualitativa descritiva exploratória. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: Percebemos através das experiências com o projeto Recriando Sonhos, aqui relatadas, que a Economia Solidária é um potente recurso a ser incluída na rede de serviços que compõe a linha de cuidado, como via de promoção a saúde, pois promove visível melhora das condições de vida. Esta é uma alternativa de geração de trabalho e renda, através de atividades de produção de bens, prestação de serviços entre outras, sob forma de autogestão. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Há muitos desafios no trabalho com pessoas com DI, e o principal é a inclusão dos usuários que apresentam desejo e Projeto Terapêutico Singular a atividade laboral. A maioria dos atendidos no território da Capela do Socorro possui baixa escolaridade, falta de qualificação, dinâmicas culturais, socioeconômicas e familiares que inviabilizam esta conquista. Frente a isso a proposta de um novo encontro com o universo do mundo laboral, através do Projeto de Economia Solidária Recriando Sonhos – Feito a Várias Mãos mostrou-se bem sucedida e sabemos que por ser um projeto pioneiro e recente, ainda há pontos a serem aprimorados. Acreditamos no potencial desta nova proposta e na importância da participação de todos os atores nesta construção.
Palavras-chave
economia solidaria ; trabalho ; deficiencia intelectual ; inclusao
Referências
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Saúde. Coordenação da Atenção Básica. Área da Saúde da Pessoa com Deficiência. Documento Norteador Programa Acompanhante da Saúde da Pessoa com Deficiência. 2012. Disponível em:
<http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/arquivos/deficiencia/APD.pdf> Acesso em: 23/09/2014
Santos DGA, Silva EA, Cardarelli FG, Pereira KAS, Rosa MR, Hackbart PC, Aguiar TG. Experiências de inclusão social pelo trabalho no programa acompanhante da pessoa com deficiência. In: Pinho KLR, Pinho L, Lussi IAO, Machado MLT [Orgs] Relatos de experiências em inclusão social pelo trabalho na saúde. São Carlos: Compacta Gráfica e Editora, 2014. P. 253-268.
Singer P. Introdução à economia solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo; 2002
Aranha AL. A construção de um projeto de extensão universitária no contexto das políticas públicas: saúde mental e economia solidária. São Paulo, 2012. Disponível em: <http://saudeecosol.org/a-construcao-de-um-projeto-de-extensao-universitaria-no-contexto-das-politicas-publicas-saude-mental-e-economia-solidaria/>Acesso em: 23/09/2014