Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
INSTITUCIONALIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DO ADOLESCENTE EM NITERÓI/RJ: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM MEDICINA, ENFERMAGEM E JORNALISMO
Matheus Sousa dos Santos, Lucia Cardoso Mourão, Marcos Paulo Fonseca Corvino, Lizandra Aparecida Machado Barbosa, Mariana de Barros Araujo, Thalles Spinelli Rodrigues

Última alteração: 2015-11-11

Resumo


APRESENTAÇÃO: A adolescência é um período de transição entre a fase adulta e a infância, marcado por diversas transformações biopsicossociais. O estímulo a participação social dos jovens contribui não apenas com o seu desenvolvimento pessoal, mas com o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridos. Dentre as ações que concorrem para tal fim incluem-se as de promoção a saúde realizadas em parcerias com os profissionais dos vários setores que lidam com questões inerentes a esse grupo etário. A prática de educação em saúde para os adolescentes que deve ser realizada intersetorialmente constitui-se em um desafio aos profissionais da saúde, da pesquisa e da educação. Nesse contexto, uma encomenda foi feita pela escola, aos profissionais de saúde, de pesquisa, que atuam da área de abrangência de uma policlínica regional de saúde, para reduzir a vulnerabilidade desses indivíduos aos riscos à saúde, bem como desenvolver sua cidadania. As reflexões que fazemos nesse estudo baseiam-se na análise das implicações dos bolsistas de iniciação científica da UFF, que participam da pesquisa sobre as implicações dos profissionais de ensino, saúde e educação desses estabelecimentos envolvidos, visando compreender o impacto dessa experiência para o desenvolvimento de suas competências e habilidades profissionais. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: descrição da experiência ou método do estudo: Desde 2012, os alunos da disciplina Trabalho de Campo Supervisionado II, do terceiro e quarto período do curso de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), orientados pela sua preceptora, a equipe de saúde da Policlínica Sérgio Arouca e do Instituto Vital Brazil desenvolvem ações de promoção a saúde com os adolescentes do Colégio Estadual Guilherme Briggs. Tal prática originou um projeto de pesquisa que incorporou bolsistas de iniciação científica dos cursos de Medicina, Enfermagem e Jornalismo, da UFF. A política de iniciação científica tem a proposta viabilizar o desenvolvimento de habilidades que permitam a iniciação do aluno no campo da pesquisa. A luz dos conceitos da Análise Institucional francesa Lourau-Lapassadena, que são apropriados na Saúde Coletiva no Brasil, objetivamos analisar a prática interdisciplinar que se institui entre os profissionais das organizações de saúde, educação e pesquisa envolvidas nas ações intersetoriais de educação e saúde dos adolescentes da região de Santa Rosa no município de Niterói/RJ. A Análise Institucional é uma abordagem que busca a transformação das instituições a partir das práticas e discursos dos seus sujeitos. Para tanto, utiliza-se de um método constituído de um conjunto articulado de conceitos, através de uma interação entre os atores envolvidos para que haja uma reflexão sobre o fazer individualizado, individualizante e corporativista confrontando-o permanentemente com a forma como se pratica e se vive a cidadania nos dias de hoje. No desenvolvimento dos trabalhos utilizou-se a abordagem da Análise Institucional em sua vertente socioclínica institucional. Para tanto se observou as características presentes nessas intervenções como: os contextos e as interferências institucionais; as transformações que ocorreram no contexto à medida que o trabalho de intervenção avança; a encomenda e a demanda; a análise das implicações; a participação dos sujeitos no dispositivo de intervenção; a intervenção e a intenção da produção de conhecimentos; a aplicação da modalidade de restituição e os analisadores que fazem a instituição falarem. Em encontros socioclínicos com representantes de cada instituição, desvelamos, coletivamente, como as instituições que nos atravessam possibilitam a auto e heterorrealização no processo de subjetivação a que estamos todos expostos. A prática interdisciplinar de vários profissionais de saúde propicia a formação de cidadãos mais autônomos, críticos e comprometidos socialmente, com valores de solidariedade, respeito e transformação de sua realidade sócio-econômico-cultural. O diálogo entre as áreas, biomédicas e humanas, e a relação entre elas implica na potencialização do contato com outras formas de conhecimento e metodologias a fim de atingir um objetivo comum. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: os efeitos percebidos decorrentes da experiência ou resultados encontrados na pesquisa: O projeto cursa e se desdobra com a realização das atividades educativas planejadas. A pesquisa contribui de modo significativo para formação interdisciplinar entre os discentes envolvidos. Os bolsistas avançaram na sua inserção no âmbito das atividades de pesquisa proporcionando uma capacitação profissional mais consistente. A realização de várias ações incluindo a dinâmica de grupo com os alunos do ensino médio, em substituição a tradicional aula expositiva, a fim de despertar um maior interesse nos adolescentes, teve uma avaliação positiva de todos os participantes. A criatividade dos bolsistas em desenvolver uma atividade mais lúdica e atrativa, através de um jogo de perguntas e respostas despertou a maior participação dos alunos do nível médio e concorreu para que expandissem o seu campo de interesse e aprendizagem. No convívio entre bolsistas e alunos houve ruídos na comunicação, o que gerou o pedido de emprego de termos mais familiares para facilitar o entendimento do que era explicado. Na Medicina e na Enfermagem, é exigido do acadêmico o domínio de termos técnicos da área da saúde. A adequação da linguagem mais próxima da realidade daqueles adolescentes foi um exercício de capacitação desses futuros profissionais. O emprego de uma linguagem simples, objetiva e coloquial, características comuns no Jornalismo, fora ressaltada nas reuniões que antecederam a visita à escola. Ao final das intervenções, para aperfeiçoar esse contato com os adolescentes, foi proposta pelos bolsistas uma caixa, para deixarem perguntas, observação e críticas a serem trabalhados nos próximos encontros. Além disso, um novo meio de interação foi proposto pelos graduandos por meio da página Dr. Dúvida no Facebook (https://www.facebook.com/drduvida), que se constitui em um canal pelo qual os alunos possam tirar dúvidas virtualmente, caso não queiram se expor perante os colegas. A Internet é um meio muito utilizado pelos jovens para encontrar respostas sobre a sexualidade. O Dr. Dúvida, estratégia ainda em aperfeiçoamento, não substitui o profissional de saúde, mas fomenta o debate sobre as questões mais apresentadas pelos alunos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A produção em equipe foi vista como benéfica para os sujeitos envolvidos, uma vez que, para os adolescentes e, também, para os professores ficou a demanda de mais dinâmicas, com abordagens diferentes, como o consumo inadequado de álcool na adolescência, por exemplo. O reforço do pressuposto da formação interdisciplinar como possibilidade de ampliação dos objetivos educacionais da Universidade, fomentado neste projeto de iniciação científica, foi uma dos principais resultados obtidos na interação entre os graduandos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Jornalismo. Essa aproximação entre os diferentes campos potencializa uma formação mais ampla, mais humana e diversificada. O estímulo à interdisciplinaridade permite selecionar percursos mais adequados ao perfil profissional coerentes com as necessidades da sociedade, além de ser benéfica para o diálogo com outras formas de conhecimento e outras metodologias. A influência desse estudo na formação é uma inovação devido à forma articulada entre ensino, serviço e comunidade, ao mesmo tempo em que desenvolve uma produção acadêmica de pesquisa articulada interna e externamente à universidade.

Palavras-chave


Saúde do adolescente; Implicações profissionais; Formação em saúde

Referências


ALTOÉ S, org. René Lourau: analista institucional em tempo integral. São Paulo: HUCITEC; 2004. p. 283

BAREMBLITT G.F. e MELO C.R. Glossário. In: Baremblitt G.F. Compêndio de Análise Institucional e outras correntes: teoria e prática. 2 ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos; 1994. p.177-78.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Plano de reorganização da atenção à hipertensão arterial e ao diabetes mellitus: hipertensão arterial e diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2001. [Disponível no site www.saude.gov.br, item Biblioteca Virtual, sub-item Publicações Eletrônicas, “Manual de Hipertensão e Diabetes Mellitus”].

CAMARGO, Elisana Ágatha Iakmiu and FERRARI, Rosângela Aparecida Pimenta. Adolescentes: conhecimentos sobre sexualidade antes e após a participação em oficinas de prevenção. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.3, pp. 937-946. ISSN 1413-8123.

JARDIM, Dulcilene Pereira and BRETAS, José Roberto da Silva. Orientação sexual na escola: a concepção dos professores de Jandira - SP. Rev. bras. enferm.[online]. 2006, vol.59, n.2, pp. 157-162. ISSN 0034-7167.

L’ABBATE, Solange. A análise institucional e a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, 8(1), 2003: 265-274.

LOURAU, R. Le Journal de Recherche Matériaux d’une théorie de l’implication. Paris: Méridiens Klincksieck, 1988.

LOURAU, R. Análise Institucional e Práticas de Pesquisa. Rio de Janeiro: NAPE/UERJ, 1995.

MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi; EIDT, Nadia Mara; TERRA, Bruna Mares and MAIA, Gabriela Lins. Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-cultural. Psicol. Estud.[online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 151-156. ISSN1413-7372.

MINAYO M.C.S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo-Rio de Janeiro: HUCITEC- ABRASCO; 1992. p. 269

MOURÃO, L.C. O Professor e a Instituição Formação em Saúde: implicações nas transformações curriculares. Tese (Doutorado) Departamento de Medicina Preventiva e Social/FCM/UNICAMP, 2006 Campinas/SP.

PINHEIRO, R. e MATTOS, R. A. (org.) Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: IMS-UERJ/ABRASCO, 2001.

RODRIGUES H.B.C, LEITÃO MBS, BARROS RDB, (org). Grupos e instituições em análise. 2ª ed. Rio de Janeiro: Record/Rosas dos Tempos; 2000. 251 p.