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Trajetória descrita em álbum: Educação Permanente em Saúde, sob a ótica de uma Agente Comunitária de Saúde
Última alteração: 2015-11-23
Resumo
APRESENTAÇÃO: A Educação Permanente é uma potente ferramenta, tem a força de gerar no trabalhador, no seu cotidiano de produção do cuidado em saúde, transformações da sua prática, capacidade de problematizar a si mesmo no agir. Gerando práticas na construção do cuidado, que é o modo como estes dispõem do seu trabalho vivo em ato. Este trabalho apresentado na forma de álbum e Trabalho de Conclusão de Curso, discorre de forma visual a trajetória de vida pessoal e profissional de uma agente comunitária de saúde que após ver o mundo sob a ótica dos diferentes autores que conheceu no curso de Educação Permanente em Movimento, pode refletir sobre sua existência e processos de trabalho, produzindo novos modos de operar e sentir o mundo à sua volta. A proposta deste trabalho foi trazer através de imagens, as reflexões, experiências e vivências do cotidiano do trabalho e mostrar como a Educação Permanente em Saúde (EPS) está presente em nós e em nosso dia a dia. OBJETIVOS: Demonstrar aos profissionais de saúde como o aprendizado deste curso pode nos auxiliar no reconhecimento das práticas de Educação Permanente em Saúde, que são realizados de forma imperceptível nos movimentos de trabalho diário. E ainda levar estes profissionais a reconhecerem estas práticas e vivenciá-las, transformando a maneira de ver e conviver com os demais profissionais e com os usuários do Sistema Único de Saúde. IMPACTOS: Os resultados obtidos revelam que a vivência na EPS já estava inserida no nosso cotidiano, e a EPS em movimento veio trazer reflexões e despertar “O que eu vejo? O que eu penso do que vejo? O que eu faço com o que eu penso do que vejo?” Com estes questionamentos, concluímos que a mobilização para uma ação, não precisa necessariamente ser obtida através de novos conhecimentos, pode-se obter através de reflexões, quando se desfaz conceitos anteriores ou se deve os fatos para em seguida poder revê-los sob um novo olhar, pois neste momento entendemos que a EPS ocorre em ato, no cotidiano do trabalho. A partir da relação entre profissionais e destes com os usuários, onde ambos sentem-se tocados nas ações implicadas dessa relação, reflete sobre o que vê, propõem e realiza ações que implicam no cuidado em saúde. Não se faz necessário um espaço ou um momento específico, pois não podemos saber quando seremos tocados, e nem tão pouco a nossa afecção pode esperar uma estrutura logística para produzir mudanças. A verdadeira educação permanente esta na reflexão sobre as implicações vindas das relações entre os profissionais, entre estes e a gestão e os usuários, que ocorre no momento em que estas são produzidas no território de atuação desses atores.
Palavras-chave
Educação Permanente em Saúde, Práticas de Saúde.
Referências
MERHY, Emerson Elias. O desafio que a educação permanente tem em si: a pedagogia da implicação. Interface (Botucatu) [online]. 2005, vol.9, n.16, pp. 172-174. ISSN 1807-5762.
MERHY, Emersom Elias; Feuerwerker, Laura.Camargo Macruz.; Ceccim, Ricardo Burg. Educação Permanente em Saúde. Saúde Coletiva, v. 2, p. 147-160, 2006.