Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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OFICINA PARA O FORTALECIMENTO DA PRECEPTORIA NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE DA SES-PE
Elen Gomes de Moraes Barbosa Fraga, Andréa Fernandes Cruz de Barros, Juliana Siqueira Santos, Josinaldo Carlos de Lima Bernardo, Juliana Elias de Albuquerque

Última alteração: 2015-10-31

Resumo


Atualmente alguns hospitais da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE) contam com a institucionalização dos Centros de Estudo (C.E.), que tem como prioridade desenvolver ações estratégicas para execução da preceptoria, no que se refere à aprendizagem ensino e serviço em suas diversas modalidades. Buscando incentivar essas ações e a partir da necessidade apresentada em discussões realizadas entre Apoiadores Institucionais da Diretoria Geral de Educação na Saúde do Estado de Pernambuco (DGES/SES-PE), Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), C.E. E, Setores de Educação Permanente dos Hospitais da Região Metropolitana do Recife, foram realizados Oficinas com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da preceptoria na rede da SES-PE e dialogar a respeito das percepções quanto ao papel formativo/educativo. Para alcançar os objetivos propostos foi utilizada a Roda de Conversa, método que visa estimular a participação de todos de forma crítica, reflexiva e autônoma. Proporcionando um espaço de construção de saberes, experiências de trabalho, avaliando dificuldades, valorizando o desenvolvimento de competências individuais e coletivas, visando o fortalecimento e a instrumentalização do grupo para lidarem com os desafios cotidianos e os processos de trabalho. As Oficinas, até a presente data, aconteceram em um espaço adequado para desenvolvimento do método proposto, no período de setembro a outubro 2015, conforme cronograma pactuado com as instituições em reuniões de planejamento das atividades, e foram facilitadas por Apoiadores Institucionais da DGES e o Coordenador Pedagógico da ESPPE. Em seus momentos, 1º Momento - Trabalhar o reconhecimento do preceptor como educador; 2º Momento - Avaliação dos processos de ensino-aprendizagem; 3º Momento - Breve história da preceptoria: a preceptoria e suas contribuições para a formação do aluno na avaliação dos processos ensino-aprendizagem; 4º Momento - Avaliação da Oficina buscou-se dialogar a respeito das ações de preceptoria nos serviços, o que estimulou a introdução de novas práticas, o despertarem de uma identidade formativa nos profissionais que atuam nesse papel transformador e, consequentemente, a melhoria da qualidade da atenção prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde. A partir das atividades coletivas promovidas pelas Oficinas para o fortalecimento das ações dos C.E., Educação Permanente dos hospitais, através do apoio da DGES e parceria da ESPPE, os servidores tiveram a oportunidade de refletir, discutir e sugerir ações que favoreçam processos de ensino-aprendizagem mais adequados, e consequentemente um atendimento de melhor qualidade aos usuários. Considera-se, por tanto, que as Oficinas contribuíram para o fortalecimento da preceptoria e foi um espaço de diálogo a respeito das percepções quanto ao seu papel formativo/educativo, por meio da troca de informações e da reflexão para a ação. Bem como, sua realização estimulou os profissionais a exercerem, de forma mais comprometida, as atividades de preceptoria.   

Palavras-chave


Educação na saúde; ensino-serviço; preceptoria

Referências


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