Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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ÁRVORE DO CONHECIMENTO: UMA METODOLOGIA COMO PRÁTICA DE INTERVENÇÃO AO ENFRENTAMENTO DO USO DE DROGAS COM ADOLESCENTES DO MEIO RURAL
Janaina Carneiro de Camargo, Denise Bianchim Gomes, Márcia Pozzagnol Mossmann, Lucimare Ferraz, Leticia De Lima Trindade, Fátima Ferretti

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


INTRODUÇÃO: O tema central desse trabalho foi o consumo de drogas na adolescência. Atualmente, estudos do Ministério da Saúde indicam que em nossa sociedade o período da adolescência e juventude é vulnerável às experiências relacionadas à irresponsabilidade, desordem e às noções de crise. Estas são algumas das características que podem emergir durante a juventude e mereceriam atenção pública, devendo ser tratadas como um problema social a ser compreendido e solucionado; e um dos fatores de riscos deste momento poderia estar associado ao uso de drogas. É de extrema importância, que as práticas educativas, voltadas à promoção de saúde, sejam baseadas não somente na universalidade do sujeito como ser individual, mas confirmem a visão de um homem plural, respeitando as diversidades e diferenças. Durante a adolescência pode ocorrer situações de vulnerabilidade que incitem o uso de drogas, pois é um período caracterizado por dúvidas, conflitos, mudanças e descobertas; que podem ocorrer devido às influências sociais, culturais e ambientais que os adolescentes estão expostos. Perante o exposto, torna-se necessário a abordagem da temática: drogas na adolescência. Possibilitando a identificação das fragilidades relacionadas às questões de riscos e desta forma buscando o enfrentamento dessas vulnerabilidades. Nessa perspectiva, desenvolveu-se uma prática de intervenção que teve por objetivo conhecer a concepção dos adolescentes do meio rural sobre as drogas e as implicações de seu uso na juventude, bem como sensibilizar estes adolescentes para o enfrentamento dessa problemática, através da Dinâmica Criativo Sensível (DCS). OBJETIVO: este relato tem por objetivo apresentar a experiência da prática da DCS na abordagem da temática o uso de drogas em uma escola do meio rural no município de Chapecó – SC. DESENVOLVIMENTO: para o desenvolvimento dessa prática, foi realizada a intervenção no dia 05 de maio de 2015, no período matutino, com duração de 2 horas, na Escola Básica Municipal (EBM) Alípio José da Rosa, localizada na zona rural do Município de Chapecó – SC, com os adolescentes do oitavo ano do ensino fundamental da escola. A turma era composta por 21 alunos, com idade de 13 a 16 anos. A metodologia utilizada foi uma dinâmica do método criativo sensível, chamada árvore do conhecimento. A DCS árvore do conhecimento foi desenvolvida seguindo cinco etapas. No primeiro momento iniciou-se com a “quebra gelo” para que os adolescentes se sentissem acolhidos, realizando a apresentação das pesquisadoras, explicando de que forma aconteceria à dinâmica e o que se esperava com ela, orientando que estaríamos conversando a respeito do que eles conheciam sobre as drogas.  No segundo momento foram organizados e dispostos os materiais utilizados na dinâmica, como: tesoura, cola, papel pardo, tiras de papel coloridas, canetas hidrocor de diversas cores. Foram organizados quatro grupos de alunos, e cada grupo colocou sobre o chão os materiais dispostos anteriormente para o desenho da árvore do conhecimento que deveria conter raiz, caule e copa bem definidos. Assim que todos os grupos terminaram o desenho da árvore, foi lançada a primeira questão geradora do debate: E as respostas foram coladas na copa da árvore.  A próxima etapa, o terceiro momento, foram apresentadas e discutidas as produções artísticas elaboradas a partir da questão norteadora do debate e neste momento as palavras-chave registradas foram codificadas. O quarto momento correspondeu à descodificação, que durante a análise coletiva e grupal foram gerados os subtemas em que cada grupo apresentou e explicou sua árvore socializando suas discussões. No quinto momento, última etapa, realizou-se a validação dos dados de acordo com a síntese temática das produções e após os grupos realizarem estas discussões, foram realizadas intervenções frente às questões apresentadas pelos alunos, socializando todas as possibilidades de respostas dos grupos. A partir deste momento foi construída uma nova árvore da turma recodificando as informações coletadas dos pequenos grupos, englobando todos os pontos destacados nas outras quatro árvores. RESULTADOS: os resultados dessa intervenção possibilitou verificar as concepções que os adolescentes trouxeram a respeito da temática em estudo. Foram destacadas a partir das questões geradoras o que vocês reconhecem como riscos relacionados ao uso de drogas? As palavras-chave foram escritas nas tiras de papel e coladas na raiz das árvores. Posteriormente, a próxima pergunta foi: o que vocês reconhecem como tipo de droga? E foi solicitado que as palavras-chave fossem coladas no caule da árvore de cada grupo. Após, foi feita a terceira pergunta: quais são as formas de enfrentar o uso de drogas que vocês reconhecem? E os adolescentes trouxeram na raiz da árvore as palavras-chave relacionadas à dependência, doenças e morte No caule da árvore foram identificadas tanto drogas ilícitas como cocaína, maconha, narguilé, crack, heroína, êxtase, inalantes, lança perfume, LCD, anabolizantes, quanto drogas lícitas como cigarro, álcool e remédios, evidenciando a consciência de um rol de drogas ampliado. As respostas dos adolescentes referente a copa da árvore evidenciam uma grande ênfase para a reabilitação, trazendo palavras como médicos, tratamentos, internação, reconhecer o problema e palavras ligadas ao apoio das pessoas como família, amigos, conselhos, solidariedade, carinho, apoio, boas amizades, amor, atenção, compreensão, união e fé. A sensibilização dos adolescentes foi identificada através da árvore do conhecimento quando os mesmos apontaram diversos fatores que contribuem para o enfrentamento das vulnerabilidades do uso de drogas, bem como a partir da socialização em que os adolescentes apresentaram as árvores, destacando palavras-chave relacionadas à rede de assistência profissional e a rede afeto como possibilidades de enfrentamento. Ao final foi desenvolvida uma atividade de avaliação, para verificar a efetividade da intervenção. CONSIDERAÇÕES FINAIS: considera-se que os objetivos foram atingidos, pois durante o processo da construção da árvore os adolescentes discutiram, refletiram, interagiram e apresentaram as suas concepções frente à problemática. A metodologia escolhida apresentou-se satisfatória e mostrou eficiência na identificação do conhecimento dos adolescentes sobre a temática das drogas. A qualidade das respostas e o nível de participação dos jovens nas discussões demonstraram que a dinâmica árvore do conhecimento foi relevante para esse grupo de estudantes. Acredita-se deste modo que atividades como a aqui descrita, são facilitadoras nas práticas de prevenção ao uso de drogas, aliadas a outras técnicas de sensibilização dessa problemática. Com a realização da atividade de avaliação foi possível verificar que os alunos gostaram e adquiriram conhecimento sobre o assunto e sugeriram que mais atividades como esta fossem realizadas na escola.

Palavras-chave


Adolescente; Droga; Metodologia ativa.