Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
ALEITAMENTO MATERNO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM GESTANTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Tayanne Queiroz Porcinio, Lais Gomes Silva Guajajara, Thaisa Negreiros de Melo, Antoninho Barros Milhomem, Priscilla Ingrid de Sousa Ferreira, Jaisane Melo Lobato, Floriacy Stabnow Santos

Última alteração: 2016-02-29

Resumo


O desmame precoce é apontado como fator predisponente ao desenvolvimento de gastroenterites e desnutrição, corroborando com o aumento da mortalidade infantil (GEIBet al., 2010).Diante disso, o aleitamento materno (AM) tem sido eficaz na promoção da saúde em crianças, visto que o colostro é rico em imunoglobulinas, proteínas e vitamina A, e deve ser oferecido nas primeiras horas de vida, sendo o primeiro passo para adquirir imunidade e prolongar o AM (ODDY, 2013; BRASIL, 2009). O objetivo é descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem na realização de educação em saúde com gestantes visando à orientação sobre o AM exclusivo até o 6° mês de vida e o incentivo a doação de leite. Ação realizada no período de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015, no Hospital Regional Materno Infantil, Imperatriz-MA. Estudo descritivo do tipo relato de experiência, protagonizado por 147 pacientes, na faixa de 13 a 37 anos. A abordagem às pacientes foi realizada duas vezes na semana, no ambulatório do hospital. O primeiro momento consistiu em uma apresentação dos discentes e das temáticas abordadas. Na segunda etapa, fez-se um levantamento do conhecimento das gestantes sobre o tema proposto, através de questionamentos. Conseguinte, foi elucidada a relevância do aleitamento materno exclusivo até o 6° mês, como forma de adquirir imunidade, prevenir doenças e fortalecer o vínculo afetivo mãe/filho, além de contribuir para que haja a involução uterina e o restabelecimento do corpo da mãe, bem como evitar o câncer de ovários e de mama e ainda, como método contraceptivo natural. Em seguida, deu-se ênfase ao Banco de Leite Humano (BLH) do hospital, esclarecendo a estas os benefícios deste, bem como a manutenção do mesmo, uma vez que algumas parturientes são impedidas de amamentar devido à intercorrências como HIV positivo e produção insuficiente de leite. A última etapa foi desenvolvida para que expressassem suas dúvidas e anseios sobre o assunto em questão e foram realizadas perguntas sobre os temas abordados, como forma de avaliar o conhecimento adquirido pelos participantes. Por meio disto, permitiu-se observar a eficácia de ações de educação em saúde, como forma de sensibilizar a adesão das gestantes ao aleitamento exclusivo e a doação de leite. Logo, espera-se que o enfermeiro possa por meio de atividades educativas e motivadoras, fortalecerem as ações de educação em saúde, visando à compreensão do público alvo e consequente adesão do mesmo ao que lhe está sendo proposto.

Palavras-chave


Educação em saúde; Aleitamento materno; Gestante

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde.  Caderno de Atenção Básica Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília, Editora do Ministério da Saúde, 2009, 112 p.

GEIB, C. L. T.; FRÉU, C. M.; BRANDÃO, M.; NUNES, M. L. Determinantes sociais e biológicos da mortalidade infantil em coorte de basepopulacional em Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Ciência e Saúde Coletiva, v. 15, n. 2,2010, p. 363-370.

 

ODDY, W. H. Breastfeeding in the first hour of life protects against neonatal mortality. J Pediat. 2013;89(2):109-11.