Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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PROGRAMA INTERDISCIPLINAR COMUNITÁRIO (PIC): a espiral da saúde, ensino e comunidade
Lucianna Schmitt, Leonardo Martins Costa garavelo, Jéssica Machado Teles, Giselle Gasparino dos Santos-Coluchi

Última alteração: 2015-11-03

Resumo


APRESENTAÇÃO: Este trabalho tem por objetivo relatar a primeira edição de uma disciplina calcada na integração multidisciplinar e de ensino, serviço e comunidade. DESENVOLVIMENTO: No UniRitter, na metade da formação dos sete cursos da área da saúde os alunos são unidos para vivenciarem juntos a rede de cuidado em saúde no Programa Interdisciplinar Comunitário (PIC). Nessa disciplina os objetivos de aprendizagem são: trabalhar em equipes interdisciplinares, compreender a rede de atenção à saúde, analisar os determinantes de saúde da comunidade, planejar e executar ações de promoção em saúde. O PIC conta com três professores, atua na rede de ensino, atenção básica de saúde, controle social e assistência social, conta atualmente com 235 alunos. Fundamentado na reorientação da formação dos profissionais de saúde, o PIC é uma disciplina viva e em evolução. Atua hoje nas redes de ensino, saúde, assistência social e comunidade. Os alunos passam por três eixos: reconhecimento de campo, análises de demandas e planejamento e execução de ação em promoção de saúde. Esse fluxo possibilita ao aluno moldar seu trabalho a partir das necessidades do local, além de proporcionar a reflexão sobre os determinantes de saúde da população. Nesse modelo, o futuro profissional é inserido no fluxo ascendente da saúde enquanto fortalece o trabalho interdisciplinar e intersetorial. Visando ao objetivo de incluir no PIC a continuidade do cuidado, na medida em que os alunos passam pelos locais os novos estudantes que chegam têm contato com o trabalho e diagnóstico do semestre anterior, para sequenciar o vínculo construído. IMPACTOS: Essa diferente conformação do PIC transforma não apenas os alunos, mas também os locais e os professores. Através de pequenos projetos, foi possível observar importantes mudanças. Um dos grupos alocado em uma unidade básica de saúde percebeu que não havia a presença de usuários nas reuniões do conselho local de saúde, após análise do problema perceberam que a população atendida havia mudado muito e poucos sabiam da existência do conselho para fazer as reivindicações e participar das decisões. Nessa ação, os alunos conscientizaram os usuários e conseguiram que sete participantes comparecessem não apenas na reunião local, mas também na reunião do conselho distrital de saúde. Um grupo trabalhou com a Educação de Jovens e Adultos e buscaram o apoio da unidade de saúde do local e para uma ação de cadastramento de usuários que desconheciam sua unidade de referência. No conselho distrital de saúde, foi possível criar novos modelos de registro das decisões e divulgar de maneira eficiente as discussões realizadas. Nas unidades de saúde, trabalhos foram desenvolvidos na saúde do trabalhador,  apoio ao programa Hiperdia, grupo de saúde da mulher. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O PIC tem evoluído com o tempo e a cada semestre apresenta novos desafios, pois é vivo como as comunidades nas quais está inserido. A apresentação deste trabalho possibilita o compartilhamento de experiências na inserção da integração entre ensino serviço e comunidade como parte do currículo obrigatório da formação dos profissionais de saúde.  

Palavras-chave


saúde coletiva; educação em saúde; pedagogia

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Pró-saúde : programa nacional de reorientação da formação profissional em saúde / Ministério da Saúde, Ministério da Educação. – Brasília : Ministério da Saúde, 2005. 77 p.