Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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VER-SUS: CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ENFERMAGEM
Mariana Sobral de Almeida, Rebecca Maria Oliveira de Gois

Última alteração: 2015-11-03

Resumo


APRESENTAÇÃO: O VER-SUS (Vivência-Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde) é um programa oferecido pelo ministério da saúde em parceria com a Rede Unida, com a Rede Colaborativa de Governo/ UFRGS, com a UNE (União Nacional dos Estudantes), CONASS (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) e com o CONASEMS (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde) com o propósito de oferecer a oportunidade para estudantes de graduação de diversas universidades, voltadas para área da saúde, vivenciar e debater acerca da realidade do sistema único de saúde (SUS) como estratégia de aprendizado para formação acadêmica. Este estudo tem como objetivo relatar as percepções de uma acadêmica de enfermagem sobre a contribuição para formação social, acadêmica e profissional durante a experiência oferecida pelo programa. DESENVOLVIMENTO: Trata-se de um estudo descritivo, em forma de relato de experiência, de uma acadêmica de Enfermagem durante a vivência do VER-SUS/SE, realizado no período de 16 a 26 de julho de 2015, no Centro de Formação Canudos (Assentamento do MST), no município de Nossa Senhora do Socorro/SE. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: O VER-SUS possibilitou uma aproximação da fundamentação teórico-prática com intuito de fortalecer o conhecimento geral sobre os princípios norteadores do SUS, através de diálogos entre estudantes, profissionais, usuários e gestores. De modo que os elementos estruturais do SUS, como a gestão, as estratégias da atenção primária e da educação em saúde são temas aprofundados diante das discussões promovidas durante a vivência. A participação de discentes de vários cursos possibilitou uma visão multidisciplinar em relação ao SUS, a fim de promover a integração da realidade dos serviços públicos com os futuros profissionais. O projeto disponibilizou Estágios de Observação Gestacional e institucional, onde os estudantes foram divididos em grupos de vivência (GV’s), a fim de proporcionar conhecimento de vários setores que integram o SUS, no qual muitos não são oferecidos na grade curricular durante a formação acadêmica na área da saúde. Ao visitar estes setores, foram identificadas, a partir de debates, as principais fragilidades, como também algumas insatisfações por parte dos profissionais no que se refere à gestão da saúde pública. Dessa forma, tal experiência proporciona aos estudantes a reflexão sobre a importância da formação profissional dentro da realidade dos modelos de atenção à saúde, da formação do censo crítico, da desconstrução da visão tecnicista, a fim de formar o profissional de saúde preparado e qualificado para atuar no SUS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O Projeto VER-SUS proporcionou várias experiências que possibilitaram a formação pessoal e acadêmica mais qualificada, consciente e comprometida por permitir ter contado com um cotidiano de trabalho que engloba diversas áreas de conhecimento e por desenvolver um olhar crítico, ético e político da perspectiva da integralidade do cuidado.  

Palavras-chave


VER-SUS; Formação Profissional; Sistema Único de Saúde