Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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ACOLHIMENTO E INTEGRALIDADE NO CUIDADO: TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Wânia dos Santos Weingartner Matos, Anna Paula Lé Queiroz, Ariele dos Santos Costa, Fernando Pierette Ferrari

Última alteração: 2015-11-11

Resumo


APRESENTAÇÃO: O acolhimento é um conceito que se estabelece para expressar as relações entre usuário e profissionais de saúde, sendo ele uma das diretrizes de maior relevância na política de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse acolhimento implica em uma relação cidadã, humanizada e de escuta qualificada, para obter uma resolutividade do atendimento, adequação do serviço às necessidades dos usuários, além de ser um importante instrumento na construção de vínculo. Criar vínculos significa ter relações próximas e claras, se sensibilizar com as dificuldades, a fim de favorecer uma intervenção ampla e que possa melhorar a qualidade da assistência. Sabe-se que a busca de transformações no processo de formação de profissionais de saúde traz muitas mudanças, dentre elas, a integralidade no cuidar. A integralidade está presente nas conversas e nas atitudes dos profissionais, que buscam ir além de suas demandas específicas, sendo mais capazes de acolher e estabelecer vínculos visando assim às necessidades dos cidadãos no que diz respeito à sua saúde. O nosso objetivo é relatar a percepção dos discentes sobre acolhimento e integralidade no cuidado na estratégia saúde da família do município de Campo Grande. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: No decorrer da graduação, aprendemos que a formação de um profissional não se resume apenas no aprendizado de competências e habilidades de ordem técnica, precisamos de articulação teórica - prática em torno da concepção ampliada do processo saúde-doença em todos os níveis de atenção à saúde. O curso de Fisioterapia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul através de um projeto pedagógico, inovador com novas formas de ensino, está adequando-se à formação de profissionais críticos-reflexivos – desenvolvida na disciplina de Tópicos Especiais I, nós tivemos oportunidade de levantar informações dos usuários da estratégia saúde da família do bairro COHAB. Os acadêmicos foram divididos em grupos com finalidade de acolher uma família durante o semestre. As visitas domiciliares iniciaram-se com conversas informais para a construção de um mapa conceitual, a fim de visualizar o processo de trabalho existente no serviço de saúde. A elaboração do mapa conceitual foi um instrumento flexível usado como meio de avaliação e recurso de aprendizagem, que leva a profundas modificações na maneira de ensinar, avaliar e aprender. No transcorrer das visitas, percebemos a necessidade de ampliar o foco do trabalho realizado, propondo atividades de educação em saúde visando promoção e prevenção. Foi elaborado, por este grupo, um plano de intervenções para a família, na qual a primeira fase constituiu-se na construção do “Pentáculo do Bem-Estar” para avaliação do estilo de vida dos indivíduos, onde os componentes avaliados foram características nutricionais, atividade física habitual, comportamento preventivo, relacionamentos e nível de stress. Na segunda fase, foram aplicadas “tarjetas” como uma forma dinâmica de identificação situacional do indivíduo - foram divididas em duas etapas com: perguntas que você deve fazer a si mesmo e análise para solução de problemas. Os próprios usuários identificaram suas potencialidades e fragilidades de acordo com as perguntas que lhes eram feitas. Na terceira fase, aplicamos uma dinâmica sobre alimentação e orientações de hábitos alimentares através da pirâmide alimentar, considerando que a nutrição é um dos principais determinantes da saúde e do bem estar. Na quarta fase, aplicamos intervenção sobre problemas com o sono e inatividade física, pois sabemos que sono adequado influencia muito na longevidade e bem-estar do ser humano e a prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sobre todos os aspectos do organismo. Na quinta fase do processo, construímos com a família um gráfico para análise do humor, sendo o estilo de vida e a alteração do humor a forma com que as pessoas vivenciam a realidade e consequentemente fazem suas escolhas, este gráfico analisou a mudança de humor dos indivíduos em diferentes períodos do dia de uma forma lúdica. Após o diagnóstico situacional, propusemos a família que levassem propostas de resolução para os problemas encontrados, priorizamos o que tinham para nos mostrar. Os usuários apresentaram fragilidades tanto nos aspectos físicos como psicológicos. No que se refere ao conhecimento sobre alimentação observou-se que as noções que eles trouxeram foram construídas através do estilo de vida e meios de comunicação, sendo que nem sempre essas noções se traduzem em conhecimentos ou estabelecem uma alimentação saudável. Com a investigação da dinâmica da alimentação pode se afirmar que a educação alimentar da família apresenta lacunas para orientações de hábitos alimentares, que podem ser implementadas visando a formação de conceitos e as mudanças de comportamento. Verificou-se a necessidade dos usuários, de praticarem atividade física, ressaltando que ela deveria ser realizada com indicação e acompanhamento de um profissional.  Foram ainda identificados aspectos comuns de variações de humor nos resultados apresentados. Dentre os benefícios das propostas estava a melhoria do convívio tanto no quesito familiar e social, promover o bem-estar físico e mental consequentemente melhora da qualidade de vida. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: Observou-se diante das visitas realizadas, colaboração, responsabilidade, compromisso da família e isso facilitou a criação do vínculo, fortalecendo ações e atividades de ensino e assistência, colaborando para nossa formação profissional devido à experiência vivida. Vimos que mesmo inseridas na estratégia, essas famílias ainda apresentam fragilidades que precisam ser acompanhadas mais de perto pelas equipes. O acolhimento, como prática de saúde desencadeou transformação no nosso processo de trabalho e consequentemente a postura diferenciada contribuiu para colaboração dos pacientes. Sendo assim a formação de profissionais sob o ponto de vista da integralidade significa mudar o modelo tradicional de formação e reorganizar os serviços e processos de trabalho que neles estão inseridos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As ações nos territórios de prática favoreceram a construção de vínculo e confiança entre discentes e usuários, permitindo uma intervenção individual e voltada para mudanças de comportamento e promoção da saúde. Os serviços precisam ser mais qualificados, mais humanizados e mais acolhedores para se produzir saúde e para que os usuários tenham mais condições e atitudes de se responsabilizarem e traçarem sua trajetória. Nessa perspectiva a capacidade de ouvir e dialogar com os pacientes, entender acerca das suas necessidades, terem uma fundamentação integral do ser humano é importante para que o profissional seja capaz de assumir uma nova visão da realidade e também propor soluções para os problemas neles existentes.

Palavras-chave


Acolhimento, integralidade, criação de vinculo, formação profissional