Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Dialogo sobre o Papilomavirus humano: perspectivas de adesão ao programa de vacinação Anti-HPV entre os pais estudantes do Programa de Ensino de Jovens e Adultos
Lucia Maria Pereira de Oliveira

Última alteração: 2015-11-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: Este trabalho apresenta o relato de uma experiência de ensino desenvolvida com alunos do Programa de Ensino de Jovens e Adultos (PEJA) de uma unidade escolar da cidade do Rio de Janeiro. O estudo objetivou contribuir para a divulgação e adesão à Campanha de Vacinação contra o Papilomavirus humano (HPV) oferecido pelo Sistema Único de Saúde. Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV que é causa necessária para o desenvolvimento do câncer cervical. A gravidade desse quadro estimulou a realização desse estudo, intitulado “Vacina anti-HPV: para quê?”. A intenção foi conscientizar os pais, estudantes do PEJA, a levarem suas filhas para  tomarem a vacina contra o HPV. Para tanto, optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa de cunho participativo. A coleta de dados se deu através de questionários cuja análise interpretativa mostrou o desconhecimento do HPV e convicções erradas sobre a vacina Anti- HPV, e ainda, com uma intensa resistência ao uso dessa vacina que consiste em um processo inovador de prevenção contra o vírus e consequentemente de prevenção contra o câncer de colo de útero em associação com o exame preventivo. Para o desenvolvimento do processo pedagógico escolheu-se a metodologia freireana que possibilita o estudo de fatos reais e o envolvimento do aluno em um processo de reflexão e de conscientização.  A estratégia de ensino contou com aula expositiva sobre os sistemas genitais, a confecção de cartazes sobre o HPV, a vacina Anti-HPV e o exame preventivo, pesquisas na internet sobre o HPV e a vacina Anti-HPV e ainda de realizações de  rodas de conversas.  Em resposta constatou-se os alunos do PEJA empenhados na solução de problemas extraídos de sua realidade social e integrados em um processo de reflexão crítica dos hábitos e atitudes, anteriormente assumidos.  Contou com a produção de cartazes que foram distribuídos pelos murais da escola e de confecção de um folder pelos alunos, que se preocuparam em divulgar os conhecimentos adquiridos à comunidade escolar e a seus familiares num processo favorável de prevenção contra o HPV e de promoção da saúde. Este estudo culminou com adesão à vacina Anti-HPV por quatro pais que levaram suas filhas para vacinarem. Estes resultados apontam a importância de realização de projetos de educação para a saúde envolvendo o HPV junto ao Programa de Ensino de Jovem e Adulto que se revelou como um local favorável à divulgação dos benefícios e para a adesão a vacina Anti-HPV.

Palavras-chave


Papilomavirus humano; vacina Anti-HPV; Educação de Jovens e Adultos; Promoção da saúde.

Referências


 

BRASIL. Instituto Nacional de Câncer. Estimativa 2014. Incidência do Câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2014. Disponível em: <. http://www2.inca.gov.br/ wps/wcm/ connectagencianoticias/site/home/noticias /2013/inca_ministerio_saude_ estimativas_cancer_2014.>. Acesso em: abr 2015.

_______. Resolução nº 466/2012 de 12 de dezembro de 2012. Estabelece critério sobre pesquisa envolvendo seres humanos. Bioética. Conselho Nacional de Saúde. Disponível em: < http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012 /Reso466.pdf.> . Acesso em: abr 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra. 1996.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. 248 p.

RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Saúde. Secretaria de Saúde inicia nova campanha de vacinação contra o vírus HPV. On line. Fev 2015. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/exibeconteudo?id=281>. Acesso em: jun 2015.