Anais do 12º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Saúde em Redes ISSN 2446-4813 v.2 n.1, Suplemento, 2016
Dialogo sobre o Papilomavirus humano: perspectivas de adesão ao programa de vacinação Anti-HPV entre os pais estudantes do Programa de Ensino de Jovens e Adultos
Lucia Maria Pereira de Oliveira
Última alteração: 2015-11-27
Resumo
APRESENTAÇÃO: Este trabalho apresenta o relato de uma experiência de ensino desenvolvida com alunos do Programa de Ensino de Jovens e Adultos (PEJA) de uma unidade escolar da cidade do Rio de Janeiro. O estudo objetivou contribuir para a divulgação e adesão à Campanha de Vacinação contra o Papilomavirus humano (HPV) oferecido pelo Sistema Único de Saúde. Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV que é causa necessária para o desenvolvimento do câncer cervical. A gravidade desse quadro estimulou a realização desse estudo, intitulado “Vacina anti-HPV: para quê?”. A intenção foi conscientizar os pais, estudantes do PEJA, a levarem suas filhas para tomarem a vacina contra o HPV. Para tanto, optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa de cunho participativo. A coleta de dados se deu através de questionários cuja análise interpretativa mostrou o desconhecimento do HPV e convicções erradas sobre a vacina Anti- HPV, e ainda, com uma intensa resistência ao uso dessa vacina que consiste em um processo inovador de prevenção contra o vírus e consequentemente de prevenção contra o câncer de colo de útero em associação com o exame preventivo. Para o desenvolvimento do processo pedagógico escolheu-se a metodologia freireana que possibilita o estudo de fatos reais e o envolvimento do aluno em um processo de reflexão e de conscientização. A estratégia de ensino contou com aula expositiva sobre os sistemas genitais, a confecção de cartazes sobre o HPV, a vacina Anti-HPV e o exame preventivo, pesquisas na internet sobre o HPV e a vacina Anti-HPV e ainda de realizações de rodas de conversas. Em resposta constatou-se os alunos do PEJA empenhados na solução de problemas extraídos de sua realidade social e integrados em um processo de reflexão crítica dos hábitos e atitudes, anteriormente assumidos. Contou com a produção de cartazes que foram distribuídos pelos murais da escola e de confecção de um folder pelos alunos, que se preocuparam em divulgar os conhecimentos adquiridos à comunidade escolar e a seus familiares num processo favorável de prevenção contra o HPV e de promoção da saúde. Este estudo culminou com adesão à vacina Anti-HPV por quatro pais que levaram suas filhas para vacinarem. Estes resultados apontam a importância de realização de projetos de educação para a saúde envolvendo o HPV junto ao Programa de Ensino de Jovem e Adulto que se revelou como um local favorável à divulgação dos benefícios e para a adesão a vacina Anti-HPV.
Palavras-chave
Papilomavirus humano; vacina Anti-HPV; Educação de Jovens e Adultos; Promoção da saúde.
Referências