Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A PREVENÇÃO DA TUBERCULOSE NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES DE ESTRATÉGIAS INTERATIVAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE
Lucia Maria Pereira de Oliveira, Anna Cristina Calçada Carvalho, Tânia Cremonini Araújo-Jorge

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


APRESENTAÇÃO: Este trabalho relata uma experiência educacional sobre a tuberculose (TB) vinculada às aulas de Ciências para alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo foi o de estimular o interesse dos alunos sobre TB e favorecer a aquisição e produção de conhecimentos sobre a doença, aumentando assim as possibilidades de diagnóstico precoce, tratamento apropriado e a prevenção. A TB é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis. Segundo as estimativas da Organização Mundial da Saúde, em 2013 ocorreram 9 milhões de casos novos de TB, levando à morte 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo.  No Brasil registrou-se cerca de 71 mil casos novos de TB em 2013. A cidade do Rio de Janeiro está entre aquelas com mais alta incidência da doença (79,2 casos por 100.000 habitantes) e ocupa o primeiro lugar em relação à taxa de mortalidade (5,5 mortes por 100.000 habitantes). A relevância da TB como problema de saúde pública no Rio de Janeiro motivou o desenvolvimento de um projeto intitulado "Tuberculose: o que é isso?" com os alunos do PEJA. Como metodologia optou-se pela abordagem qualitativa baseada em questionários. Como referenciais teóricos, adotou-se a metodologia de Paulo Freire pela sua característica problematizadora e dialogal  e o arco de Charlez Maguerez  que favorece um percurso metodológico propício às práticas de ação-reflexão-ação estimuladoras de mudanças na realidade estudada. O estudo dos questionários deu-se a partir de uma análise interpretativa dos dados que indicou um conhecimento limitado e, na maioria das vezes, equivocado sobre a TB, demonstrando a necessidade de desenvolvimento de ações de intervenção. As estratégias didáticas utilizadas foram: rodas de conversa, produção textual e consultas à internet que aconteceram em quatro aulas consecutivas. As atividades interativas desenvolvidas desencadearam um progressivo interesse por parte dos alunos, com o avanço de seus conhecimentos sobre os principais aspectos clínicos e preventivos da TB. Os alunos participaram intensamente das atividades, discutindo a doença e refletindo sobre situações e hábitos de saúde anteriormente assumidos. O estudo culminou com a apresentação de uma peça teatral e a distribuição de folhetos sobre TB preparados pelos alunos. Revelou a importância de se desenvolver  atividades interativas e dinâmicas para promover uma maior participação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, levando a uma maior compreensão das doenças de importância epidemiológica na área onde residem, contribuindo assim para uma melhor prevenção da TB e a promoção da saúde entre jovens e adultos.

Palavras-chave


Educação em saúde; tuberculose; Programa de Educação de Jovens e Adultos.

Referências


BERBEL, N. A. N. A Metodologia da Problematização com o arco de Maguerez: uma reflexão teórico epistemiológica. Londrina: Eduel.  2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico. O controle da tuberculose no Brasil: avanços, inovações e desafios. Secretaria de Vigilância em Saúde. v. 44, n. 02. Ed. MS. 2014.

______. Resolução nº 466/2012 de 12 de dezembro de 2012. Estabelece critério sobre pesquisa envolvendo seres humanos. Bioética. Conselho Nacional de Saúde. Disponível em: < http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012 /Reso466.pdf.> . Acesso em: abr 2015.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 30 ed. São Paulo: Paz e Terra. 2011.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global Tuberculosis Report. 2014. Disponível em: <http://www.who.int/tb /publications /global_report/2011/gtbr11_full.pdf.> Acesso em: set 2014.