Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
TUTORIA MENTORING NA FACULDADE DE MEDICINA E SEUS REFLEXOS
Talita Fernandes Araújo, Larissa Arbués Carneiro

Última alteração: 2015-11-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Projeto Mentoring foi uma proposta de suporte e apoio ao estudante de medicina baseada no acompanhamento regular de um grupo de alunos com seu mentor/tutor durante os anos de graduação, logo, na Faculdade de Medicina-UFG foi implantado em 2015 e organizado no formato de disciplina núcleo livre. Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências ocorridas no primeiro semestre de 2015, sob a ótica de uma estudante do 2º ano. Foram organizadas turmas com 6 a 12 alunos de períodos distintos, sendo que cada turma com um tutor e um cotutor. Os tutores eram professores da Faculdade de Medicina e os cotutores residentes. Os encontros ocorreram uma vez por mês, totalizando em três encontros. Para complementar o programa Mentoring, ocorreram oficinas com profissionais do Programa Saudavelmente da UFG. No primeiro encontro houve a apresentação do projeto e objetivos, além das problemáticas expostas por cada discente do curso, algumas relatadas foram: problemas com docentes, carga horária exaustiva, decepções com o curso, horário escasso para estudo, medo de não saber lidar com pacientes e com a responsabilidade, distância dos familiares, a escolha difícil da residência médica. Já no segundo encontro, o mentor tentou discutir mais sobre as problemáticas e propôs para os alunos fazerem uma organização melhor do seu horário de estudos, enfatizou a importância de reservar momentos de lazer.  No último encontro, discutiu-se sobre o que mudou na vida acadêmica com os encontros e quais dificuldades ainda precisam ser superadas, ocorreu uma dinâmica de relaxamento para que em momentos de tensão possa usá-lo. O projeto contribuiu para o fortalecimento psicológico do aluno, a identificação de problemas do curso, além da troca de experiências dos diferentes anos; trouxe a construção de um percurso mais equilibrado e menos estressante, resultando numa busca de uma melhor qualidade de vida no percurso acadêmico. Logo, tornou-se claro que o propósito do Mentoring é criar uma rede vivencial de experiências capaz de estimular uma formação médica mais sólida e consistente.

Palavras-chave


Mentoring; Educação Médica; Tutoria.