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RELATO REFLEXIVO: Havia um sistema único de saúde ao redor de uma farmacêutica
Última alteração: 2015-11-23
Resumo
APRESENTAÇÃO: Esta narrativa tem por finalidade apresentar relatos vivenciados por uma farmacêutica durante a conclusão do curso formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde (EPS em Movimento). A proposta do texto é a produção de um memorial reflexivo e crítico, passando à análise das ações da própria autora durante o toda sua vida profissional, até o momento em que a mesma se depara com uma nova forma de visualizar a relação do processo trabalho/educação permanente. As narrativas são oriundas de rememoração de fatos analisados de forma reflexiva e crítica à luz de textos, em sua maioria de autoria do poeta Manoel de Barros. A produção textual completa analisa fatos cotidianos que durante o processo de escrita foram tomados como fonte de aprendizado profissional. Objetivos: Visualizar movimentos ocorridos no decorrer de sua trajetória profissional culminando com a rotina de trabalho onde a mesma passa a entender que educação permanente se faz diariamente através da troca de saberes entre os diferentes atores do contexto. De maneira mais concreta o que a autora espera com este trabalho é fazer com que profissionais de saúde que têm o anseio em fazer a diferença no seu local de trabalho, acreditem e desenvolvam atividades que procuram potencializar o que há de melhor em cada ser humano: seu saber, e vivendo este novo conceito de educação permanente possam inserir esta práxis nas experiências de aprendizado com outros profissionais e com o usuário do sistema único de saúde (SUS). O trabalho ancora-se na metodologia das narrativas (auto) biográficas. O corpus utilizado é a história de vida da autora desde o seu nascimento, passando por diferentes momentos, graduação, inserção no mercado de trabalho, até o momento em que a mesma já integra o quadro de funcionários públicos, trabalhando em uma farmácia básica municipal, na atenção primária. Empoderando-se do conhecimento obtido com a formação de EPS em movimento, a proposta da autora é fazer uma releitura de sua trajetória, sob a ótica dos diferentes autores citados. Impactos: Os resultados obtidos revelam que a vivência de EPS em movimento sempre esteve inserida em sua vida, mesmo que de forma inconsciente. Conclui se que a incorporação de novos “saberes” não precisa necessariamente ocorrer através da inserção de novos conhecimentos. Novos saberes podem ser obtidos quando se desfaz conceitos anteriores ou se “desvê” os fatos para em seguida poder revê los, ou “transvêlos” sob um novo olhar.
Palavras-chave
Educação Permanente em Saúde, EPS em Movimento, Empoderamento, relato reflexivo
Referências
Merhy, Emersom Elias; Feuerwerker, Laura.Camargo Macruz.; Ceccim, Ricardo Burg. Educação Permanente em Saúde. Saúde Coletiva, v. 2, p. 147-160, 2006.
TELES, Souza Romanelli Isabel de.MEMORIAL REFLEXIVO: história e análise de uma profissional docente. 2011. p84. (Dissertação – Mestrado em Letras). Universidade Vale do Rio Verde – UNINCOR – Três Corações – MG