Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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“Trilha da vida”: Conscientização ambiental através dos sentidos
Mariana Günther Borges, Amanda Brito de Freitas, Bibianna de Oliveira Pavim, Luciana Barcellos Teixeira, Jéssica Hilário de Lima

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: A trilha da vida é uma atividade educacional lúdica que tem como proposta promover a vivência em diferentes ecossistemas, proporcionando a interatividade com a natureza e sensibilizando-os quanto a importância de preservar o meio ambiente. Com o objetivo de promover a saúde ambiental e desenvolvimento sustentável, foi realizada uma oficina de educação ambiental, através da trilha da vida, em crianças e adolescentes de um serviço de apoio socioeducativo de Porto Alegre. Metodologia: Através da supressão da visão, com o uso de uma venda, e da estimulação dos sentidos tato, audição e olfato, por meio de recursos sonoros e de elementos representativos da natureza e da poluição das cidades, os alunos vivenciaram três ambientes distintos (floresta, praia e a cidade). Após a atividade, os participantes foram questionados sobre a compreensão da experiência vivenciada e foi solicitado que a representassem através de um desenho ou escrita. Resultados: Os alunos demonstraram grande interesse e forte participação na atividade desenvolvida, tendo se mostrado satisfeitos com a experiência proporcionada pela trilha da vida. A maioria soube diferenciar o lixo reciclável e não reciclável com propriedade, expressando conhecimento sobre a importância da reciclagem. Muitos educandos tiveram a oportunidade de vivenciar lugares desconhecidos para eles até então, através dos ambientes simulados na atividade. Considerações Finais: A percepção através da sensação de diferentes ambientes permitiu que os educandos explorassem ambientes desconhecidos, levando-os a demonstrar grande interesse pela atividade. Essa prática se mostrou muito produtiva, provocando boas reflexões nos participantes em relação à importância da preservação do meio ambiente, predominando o sentimento de bem-estar e empatia com a natureza. Para que as pessoas preservem o meio ambiente e se tornem atuantes em causas ambientais, é fundamental educá-las com atividades de educação ambiental, incentivando a consciência crítica das inter-relações entre a sociedade e a natureza. Com esta experiência, desenvolvemos ações de promoção de saúde para crianças que se tornam posteriormente multiplicadores em suas famílias.

Palavras-chave


promoção à saúde; saúde ambiental; educação ambiental