Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Avaliação da Satisfação dos Usuários com o Serviço de uma Unidade de Saúde de Porto Alegre
Amanda Brito de Freitas, Mariana Günther Borges, Bibianna de Oliveira Pavim, Luciana Barcellos Teixeira, Jéssica Hilário de Lima

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: A pesquisa de satisfação é uma ótima ferramenta de gestão nos serviços públicos de saúde, pois permite obter dados que identificam os elementos importantes para a implementação de melhoria do serviços ofertados, os principais problemas e o grau de satisfação dos usuários. Com este objetivo, foi realizada uma pesquisa de satisfação em uma Unidade Básica de Saúde de Porto Alegre. METODOLOGIA: Foi desenvolvido um instrumento auto-aplicável, contendo 8 questões objetivas e um espaço aberto para opiniões, sugestões e críticas, a qual estava à disposição dos usuários na recepção da unidade de setembro de 2014 a janeiro de 2015. Avaliou-se a qualidade dos serviços por categorias, o atendimento recebido em geral, a resolutividade das demandas dos usuários pela equipe e os itens mais importantes para a satisfação com o serviço. Para a melhor compreensão dos usuários, foi utilizada uma escala própria: ótimo, bom, regular e ruim. RESULTADOS: Do total de 68 fichas analisadas, 52% dos usuários consideraram bom  o atendimento e 88% estão satisfeitos com a resolução das demandas. Entre os serviços prestados, 52% consideraram ótimo o atendimento da enfermagem, 35% consideraram ótimo e 35% consideraram bom o atendimento médico e 39% consideraram ótimo o trabalho dos agentes comunitários. Os itens considerados mais importantes para a satisfação na unidade foram a capacidade para resolver problemas (31%) e a agilidade no atendimento (27%). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este trabalho permitiu entender a visão do usuário em relação ao serviço, algo que é relevante para a qualificação do trabalho desenvolvido na Unidade de Saúde. Obter bons resultados em torno desta ferramenta e saber que o que tem sido feito no Serviço de Saúde se constitui como um dispositivo disparador para novas melhorias.  De uma forma geral, a avaliação da unidade e dos serviços prestados foi considerada positiva (ótimo e bom) pelos usuários, totalizando mais de 60% para cada categoria. Entendemos que manter este tipo de avaliação será essencial para oferecer um serviço de qualidade ao usuário, podendo desta forma aproximar o profissional à comunidade e o serviço ao usuário. 

Palavras-chave


pesquisa de satisfação; gestão; organização do trabalho