Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A prática pedagógica do enfermeiro da emergência da Policlínica Regional da Engenhoca: barreiras, conquistas e desafios
Jairo Moraes Romani, Lúcia Cardoso Mourão, Ana Clementina Vieira de Almeida

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


APRESENTAÇÃO: A prática educativa é essencial para o exercício profissional da enfermagem e pode ser realizada tanto para os profissionais que atuam nos serviços de saúde, para os usuários desses serviços, quanto na formação de futuros profissionais. Neste estudo vislumbro aprofundar as reflexões sobre as nuances da formação que os enfermeiros realizam para construção do perfil profissional dos alunos de graduação, especialmente no cotidiano de um serviço de urgência onde atuo.   OBJETIVOS: Analisar coletivamente como a prática pedagógica dos enfermeiros contribui para a formação desses futuros profissionais no Sistema Único de Saúde.  METODOLOGIA: Estudo descritivo baseado no referencial teórico-metodológico da Análise Socioclínica Institucional, na sua vertente de análise de práticas realizaremos encontros com os profissionais de enfermagem da Policlínica Regional da Engenhoca – Niterói/RJ, onde serão feitas entrevistas com informantes selecionados e elaboração de um diário de pesquisa.  RESULTADOS: Espera-se elaborar diretrizes para a institucionalização da preceptoria de enfermagem na formação em saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O processo educativo em diferentes dimensões, sejam do enfermeiro com a população ou do enfermeiro com outros enfermeiros, e deste com os estudantes,  dividindo o mesmo cenário de trabalho, de educação e de aprendizado, exige do profissional um amplo conhecimento das práticas educativas, de maneira a tentar uma aproximação das necessidades  de cada um, fazendo do ato educativo um momento de diálogo em que todos os envolvidos possam sair modificados nesta interação. É nesse sentido, que a reflexão sobre a natureza da formação realizada pelos profissionais de enfermagem na Policlínica Regional da Engenhoca, é relevante, por se tratar de uma temática atual que visa contribuir com a institucionalização da  preceptoria de enfermagem na formação em saúde no SUS, em patamares que considere os direitos dos cidadãos.

Palavras-chave


Educação em enfermagem; Ensino de enfermagem nos serviços de urgência; Análise Institucional; Socioclínica Institucional.

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Humaniza SUS - acolhimento com avaliação e classificação de risco: um paradigma ético-estético no fazer em saúde. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. São Paulo: Hucitec, 2007.