Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Experiência pedagógica de um curso de tecnologias de nuvem ofertado para alunos de graduação com interesse em saúde
Rita de Cássia Machado da Rocha, Paula Chagas Bortolon, Alessandra dos Santos, Nilton Bahlis dos Santos

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: A equipe do grupo de Pesquisa "Tecnologias, Culturas e Práticas Interativas e Inovação em Saúde", que tem como laboratório de experimentações o Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas da Fiocruz (Next/Fiocruz), coordenado pelo Prof. Dr. Nilton Bahlis dos Santos realizou um Curso de Férias, Edição Inverno 2015, com foco em tecnologias de nuvem para a saúde no Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), para estudantes de graduação. A metodologia trilhada foi baseada nas práticas e teorias desenvolvidas pelo Next, as quais forneceram os alicerces para a arquitetura pedagógica proposta neste curso intitulado ‘Andando nas Nuvens: Introdução ao Uso das Tecnologias Interativas na Pesquisa, na Educação e na Saúde’. O curso, que teve caráter de oficinas, durou cinco dias e teve carga horária de 40 horas. Dos oito alunos que participaram, dois cursavam enfermagem, cinco biologia e um era estudante de comunicação social. Haviam objetivos tanto para os alunos quando para o próprio Next, dado o caráter experimental que também buscou o aprimoramento permanente de seus cursos oferecidos. Assim, para os alunos, pretendia-se: Refletir e perceber a radicalidade das transformações impulsionadas pela Internet, e pelas tecnologias interativas e de "Nuvem", e conhecer suas potencialidades. Conhecer aplicativos na Internet e suas possibilidades, pessoal e profissional, individual e de equipe, para o desenvolvimento e aumento da produtividade individual e coletiva. Adquirir um grau suficiente de conhecimento e experiência, que lhes permita usar a Internet de maneira ativa e de forma avançada, no desenvolvimento de suas atividades profissionais. Aumentar a capacidade crítica em relação as soluções que utilizam a nuvem como plataforma. Para o Next, as finalidades eram: Experimentar práticas de implantação de Tecnologias Interativas em unidades da Fiocruz. Avaliar recursos, práticas de trabalho e metodologias mais úteis e preferidas pelos alunos para organizar suas atividades e colaborar na Internet nas diversas atividades de comunicação, pesquisa e serviços em saúde. Contribuir e fomentar a formação de uma nova cultura acadêmica estruturada no uso de tecnologias Interativas e experimentar processos de ativação de Redes Próprias. METODOLOGIA: Foi adotado o formato pedagógico baseado nas experiências anteriores do Next, que valeram-se de ambientes virtuais, dentre eles a Wiki do Next, o Google Drive, o canal do Youtube e grupo no Facebook. Além de facilitar o processo comunicativo e de troca de informações pelos integrantes do curso, por meio das postagens e comentários, esta estratégia também permite compartilhar arquivos de apresentação das aulas, os vídeos das aulas gravadas e armazenadas no canal do Youtube do Next. Para definir o acordo pedagógico, as aulas, as oficinas, a ementa, o cronograma e os materiais que subsidiaram as sessões, como vídeos e textos referência, a equipe se reuniu pelo menos três vezes presencialmente e pelo menos cinco vezes virtualmente. Para tanto, ademais das reuniões presenciais, foi utilzado o Hangout do Google. Todas as decisões e o processo de estruturação do curso foram registrados e trabalhados em documentos Docs, organizados em uma pasta compartilhada no Google Drive. Ao longo das sessões foram abordadas reflexões científicas sobre o funcionamento das redes e os dispositivos de nuvem da Internet com foco na pesquisa e educação para a saúde. Nas oficinas foram criadas condições para que os alunos conhecessem e experimentassem documentos colaborativos, videoconferências, transmissão online, criação de animações, administração e criação de canal Youtube, interação em redes sociais e a criação de grupos, eventos e fanpages no Facebook. Isto permitiu perceber a dinâmica em rede e as diferenças de interações em cada estratégia adotada. O curso também teve seu momento fora das sessões, pela criação de um grupo no Facebook, que permitiu maior interação entre os discentes e docentes e propiciou o reforço dos assuntos abordados, a troca de informações e a construção coletiva do conhecimento. Inicialmente os alunos só curtiam o conteúdo disponibilizado pelos professores e aos poucos foram compreendendo a dinâmica em rede e aprendendo normas de etiqueta da internet (netiqueta) até que iniciaram a postar, discutir e interagir no grupo. Uma das dinâmicas oferecidas em sala de aula foi a ‘Dinâmica do Lego®’, que ocorreu durante a sessão ‘Objetos de Aprendizagem’. Nesta atividade, peças do jogo foram aleatoriamente distribuídas e os alunos estavam livres para montar algo, seja a partir de manuais ou através da criatividade. Em um primeiro momento, eles buscaram manuais das peças, pois era importante um guia. Com o desenvolver da atividade eles foram criando os objetos que queriam e imaginavam sem manuais. Por fim, os alunos sugeriram e os professores concordaram em elaborar um vídeo que pudesse traduzir o que eles pensaram de cada peça à luz das discussões teóricas e práticas desenvolvidas no curso. Este curso foi um desafio para os professores, pois os alunos eram jovens e se imaginava que, de alguma forma, eles estariam mais familiarizados com a internet e sua dinâmica. Mas, percebemos a motivação e a curiosidade de cada um em aprender a utilizar este recurso para a pesquisa e para as práticas cotidianas de suas futuras vidas profissionais. Muitos alunos afirmaram que iriam usar o que aprenderam em suas monografias de final de curso de graduação, para dar continuidade à vida acadêmica na área de pesquisa, na organização de suas tarefas diárias e relataram como o curso conseguiu mostrar a lógica da conexão por um olhar que vai muito além da internet como uma ferramenta. RESULTADOS: As dinâmicas postas em sala de aula obtiveram uma receptividade grande. No início das sessões os alunos não sabiam o que as atividades iriam lhes acrescentar, mas quando os professores explicavam ficava claro para cada aluno o que seria feito na prática e como isto lhes acrescentava como futuros profissionais e em suas vidas. Ressalta-se que os alunos foram ativos nas participações no grupo criado no Facebook, postando conteúdos pertinentes às sessões do dia e trazendo, a partir delas, novas discussões para a sala de aula, o que evidenciou o caráter dinâmico do ‘Andando Nas Nuvens’. A dinâmica colocada neste curso permitiu que alunos e professores aprendessem e trocassem experiências, entendendo o ensino-aprendizagem como um processo dinâmico que enriquece sempre os dois lados envolvidos. O formato lúdico das oficinas permitiu criar um ambiente mais descontraído, o que fortaleceu o aprendizado sobre uso de tecnologias para melhorar e dinamizar não apenas a carreira profissional, mas suas vidas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A intenção do professor deve estar alinhada a uma cultura dinâmica, flexiva e interativa, como é a internet nos dias de hoje. Para tanto é preciso rever as estratégias pedagógicas adotadas para que as coisas não percam sentido ou parecem desarticuladas, e ainda, para que algo que parece tão atual e moderno não replique a lógica antiga de transmissão de informações.

Palavras-chave


educação em rede; tecnologias interativas; internet