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Experiência pedagógica de um curso de tecnologias de nuvem ofertado para alunos de graduação com interesse em saúde
Última alteração: 2015-10-27
Resumo
APRESENTAÇÃO: A equipe do grupo de Pesquisa "Tecnologias, Culturas e Práticas Interativas e Inovação em Saúde", que tem como laboratório de experimentações o Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas da Fiocruz (Next/Fiocruz), coordenado pelo Prof. Dr. Nilton Bahlis dos Santos realizou um Curso de Férias, Edição Inverno 2015, com foco em tecnologias de nuvem para a saúde no Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), para estudantes de graduação. A metodologia trilhada foi baseada nas práticas e teorias desenvolvidas pelo Next, as quais forneceram os alicerces para a arquitetura pedagógica proposta neste curso intitulado ‘Andando nas Nuvens: Introdução ao Uso das Tecnologias Interativas na Pesquisa, na Educação e na Saúde’. O curso, que teve caráter de oficinas, durou cinco dias e teve carga horária de 40 horas. Dos oito alunos que participaram, dois cursavam enfermagem, cinco biologia e um era estudante de comunicação social. Haviam objetivos tanto para os alunos quando para o próprio Next, dado o caráter experimental que também buscou o aprimoramento permanente de seus cursos oferecidos. Assim, para os alunos, pretendia-se: Refletir e perceber a radicalidade das transformações impulsionadas pela Internet, e pelas tecnologias interativas e de "Nuvem", e conhecer suas potencialidades. Conhecer aplicativos na Internet e suas possibilidades, pessoal e profissional, individual e de equipe, para o desenvolvimento e aumento da produtividade individual e coletiva. Adquirir um grau suficiente de conhecimento e experiência, que lhes permita usar a Internet de maneira ativa e de forma avançada, no desenvolvimento de suas atividades profissionais. Aumentar a capacidade crítica em relação as soluções que utilizam a nuvem como plataforma. Para o Next, as finalidades eram: Experimentar práticas de implantação de Tecnologias Interativas em unidades da Fiocruz. Avaliar recursos, práticas de trabalho e metodologias mais úteis e preferidas pelos alunos para organizar suas atividades e colaborar na Internet nas diversas atividades de comunicação, pesquisa e serviços em saúde. Contribuir e fomentar a formação de uma nova cultura acadêmica estruturada no uso de tecnologias Interativas e experimentar processos de ativação de Redes Próprias. METODOLOGIA: Foi adotado o formato pedagógico baseado nas experiências anteriores do Next, que valeram-se de ambientes virtuais, dentre eles a Wiki do Next, o Google Drive, o canal do Youtube e grupo no Facebook. Além de facilitar o processo comunicativo e de troca de informações pelos integrantes do curso, por meio das postagens e comentários, esta estratégia também permite compartilhar arquivos de apresentação das aulas, os vídeos das aulas gravadas e armazenadas no canal do Youtube do Next. Para definir o acordo pedagógico, as aulas, as oficinas, a ementa, o cronograma e os materiais que subsidiaram as sessões, como vídeos e textos referência, a equipe se reuniu pelo menos três vezes presencialmente e pelo menos cinco vezes virtualmente. Para tanto, ademais das reuniões presenciais, foi utilzado o Hangout do Google. Todas as decisões e o processo de estruturação do curso foram registrados e trabalhados em documentos Docs, organizados em uma pasta compartilhada no Google Drive. Ao longo das sessões foram abordadas reflexões científicas sobre o funcionamento das redes e os dispositivos de nuvem da Internet com foco na pesquisa e educação para a saúde. Nas oficinas foram criadas condições para que os alunos conhecessem e experimentassem documentos colaborativos, videoconferências, transmissão online, criação de animações, administração e criação de canal Youtube, interação em redes sociais e a criação de grupos, eventos e fanpages no Facebook. Isto permitiu perceber a dinâmica em rede e as diferenças de interações em cada estratégia adotada. O curso também teve seu momento fora das sessões, pela criação de um grupo no Facebook, que permitiu maior interação entre os discentes e docentes e propiciou o reforço dos assuntos abordados, a troca de informações e a construção coletiva do conhecimento. Inicialmente os alunos só curtiam o conteúdo disponibilizado pelos professores e aos poucos foram compreendendo a dinâmica em rede e aprendendo normas de etiqueta da internet (netiqueta) até que iniciaram a postar, discutir e interagir no grupo. Uma das dinâmicas oferecidas em sala de aula foi a ‘Dinâmica do Lego®’, que ocorreu durante a sessão ‘Objetos de Aprendizagem’. Nesta atividade, peças do jogo foram aleatoriamente distribuídas e os alunos estavam livres para montar algo, seja a partir de manuais ou através da criatividade. Em um primeiro momento, eles buscaram manuais das peças, pois era importante um guia. Com o desenvolver da atividade eles foram criando os objetos que queriam e imaginavam sem manuais. Por fim, os alunos sugeriram e os professores concordaram em elaborar um vídeo que pudesse traduzir o que eles pensaram de cada peça à luz das discussões teóricas e práticas desenvolvidas no curso. Este curso foi um desafio para os professores, pois os alunos eram jovens e se imaginava que, de alguma forma, eles estariam mais familiarizados com a internet e sua dinâmica. Mas, percebemos a motivação e a curiosidade de cada um em aprender a utilizar este recurso para a pesquisa e para as práticas cotidianas de suas futuras vidas profissionais. Muitos alunos afirmaram que iriam usar o que aprenderam em suas monografias de final de curso de graduação, para dar continuidade à vida acadêmica na área de pesquisa, na organização de suas tarefas diárias e relataram como o curso conseguiu mostrar a lógica da conexão por um olhar que vai muito além da internet como uma ferramenta. RESULTADOS: As dinâmicas postas em sala de aula obtiveram uma receptividade grande. No início das sessões os alunos não sabiam o que as atividades iriam lhes acrescentar, mas quando os professores explicavam ficava claro para cada aluno o que seria feito na prática e como isto lhes acrescentava como futuros profissionais e em suas vidas. Ressalta-se que os alunos foram ativos nas participações no grupo criado no Facebook, postando conteúdos pertinentes às sessões do dia e trazendo, a partir delas, novas discussões para a sala de aula, o que evidenciou o caráter dinâmico do ‘Andando Nas Nuvens’. A dinâmica colocada neste curso permitiu que alunos e professores aprendessem e trocassem experiências, entendendo o ensino-aprendizagem como um processo dinâmico que enriquece sempre os dois lados envolvidos. O formato lúdico das oficinas permitiu criar um ambiente mais descontraído, o que fortaleceu o aprendizado sobre uso de tecnologias para melhorar e dinamizar não apenas a carreira profissional, mas suas vidas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A intenção do professor deve estar alinhada a uma cultura dinâmica, flexiva e interativa, como é a internet nos dias de hoje. Para tanto é preciso rever as estratégias pedagógicas adotadas para que as coisas não percam sentido ou parecem desarticuladas, e ainda, para que algo que parece tão atual e moderno não replique a lógica antiga de transmissão de informações.
Palavras-chave
educação em rede; tecnologias interativas; internet