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O Cotidiano do SUS Enquanto Princípio Educativo – CotidianoSUS e a Integração Ensino-Serviço: O Binômio como Ferramenta para a Ação
Última alteração: 2015-10-28
Resumo
APRESENTAÇÃO: Com o intuito de proporcionar vivencias na realidade da gestão do Sistema Único de Saúde – SUS, a Secretaria da Saúde da Bahia – Sesab, através do Programa de Estágios Não Obrigatórios O Cotidiano SUS Enquanto Princípio Educativo - Cotidiano SUS, tem como objetivo a reorientação da formação em saúde. Para além de aliar teoria e prática, a abertura de espaços dentro dos serviços de saúde para estudantes de diversas graduações, permite a reflexão sobre as necessidades do SUS e, por conseguinte, da própria formação profissional. A complexidade da gestão em saúde requer a interação com outras áreas do saber, a exemplo das ciências humanas e exatas, tais como jornalismo, direito, administração, engenharias, arquivologia, biblioteconomia, etc., onde as atividades são desenvolvidas na gestão de hospitais e centros de referência da rede Sesab. Portanto, a necessária integração destas áreas de saberes através do programa de estágios Cotidiano SUS, configura-se como campo privilegiado para conhecimento e reflexão de estudantes que não experienciam o SUS de forma interdisciplinar na sua formação. OBJETIVOS: Descrever as contribuições do Cotidiano SUS, na trajetória acadêmico dos estudantes, entendendo este programa como espaço de aprendizagem sobre a gestão do SUS. METODOLOGIA: Estudo de caráter descritivo, que visa apresentar a reverberação do Cotidiano SUS nos serviços de saúde e na formação dos estudantes. RESULTADOS: O programa Cotidiano SUS, surgiu através da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), no ano de 2008, com objetivo de favorecer maior integração ensino-serviço entre as instituições de ensino e a Rede Sesab, estimulando a reorientação da formação em saúde, fomentando a interdisciplinaridade e a vivência dos desafios para operacionalização a gestão do SUS. Atualmente o programa Cotidiano SUS acontece em sete municípios da Bahia, e tem por finalidade precípua aproximar os estudantes das diversas áreas do conhecimento à realidade da gestão do SUS, tendo em vista que o programa fomenta a compreensão da Política Nacional de Saúde, bem como a preparação para a inserção no ambiente de trabalho na gestão da Sistema Único de Saúde. Considera ainda o trabalho enquanto princípio educativo em suas dimensões político-técnica e pedagógica, no que tange ao desenvolvimento de suas ações. Entendendo a importância deste programa, o presente artigo traz um panorama do programa de estágio Cotidiano SUS como articulador do binômio ensino-serviço entre os estudantes de graduações da saúde e de graduações estratégicas para o SUS Bahia no ano de 2015. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A proposta inovadora do programa Cotidiano SUS estimula aos estudantes um despertar para uma área de atuação no SUS pouco explorada nas universidades, mas fundamental para o desenvolvimento do próprio Sistema. Destarte, a área de gestão tem um potencial de empregabilidade expressivo para futuros profissionais da saúde e áreas afins. Assim, qualificar estes estudantes por tanto é uma ação estruturante para a qualificação do próprio do SUS.
Palavras-chave
Ensino-Serviço, Reorientação da formação, CotidianoSUS, SUS,