Tamanho da fonte:
TALK SHOW: METODOLOGIA ATIVA COMO FERRAMENTA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Última alteração: 2015-10-28
Resumo
APRESENTAÇÃO: As metodologias ativas destacam-se como recursos didáticos de ensino-aprendizagem. Assim, as acadêmicas vivenciaram um jogo de perguntas e respostas acerca do Sistema Único de Saúde (SUS), uma dinâmica semelhante a um programa apresentado na televisão, o Talk show, uma forma de metodologia ativa. O trabalho tem como objetivo relatar a utilização de metodologias ativas como ferramenta de ensino e aprendizagem para acadêmicos de Enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência das vivências na aula promovida pelas docentes da atividade curricular Atenção Integral a Saúde do Adulto e do Idoso (AISAI), que faz parte do 3º semestre da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. Foi realizado um Talk show com a simulação de um programa televisivo, para abordar o tema em questão através de um jogo de perguntas e respostas. A turma foi dividida em grupos em que cada um tinha que elaborar um comercial de até 02 minutos, com objetivo de “vender” a imagem do SUS, além de poder abordar o papel do profissional da enfermagem em programas de saúde. A cada rodada crescia as dificuldades das perguntas e entre as rodadas cada equipe por sua vez, encenava um comercial ao vivo. As perguntas abordavam desde a implantação do SUS, a forma de organização, os princípios, o papel de cada esfera dos governos, os programas de saúde e até mesmo como o SUS se apresenta na atualidade. RESULTADOS: Durante o desenvolvimento do Talk show, os alunos mostraram-se bastante participativos, torcendo por seu grupo, onde foi possível observar uma grande interação entre a turma e um trabalho em equipe pelos grupos formados. O desenvolvimento da atividade possibilitou perceber que, apesar do método trabalhado transcender o ensino tradicionalista, os alunos se prepararam e se organizaram para atividade proposta pelas docentes, demonstraram conhecimento a cerca das perguntas elaboradas além de apresentarem os comerciais solicitados. Assim, o uso de metodologias ativas na aula, como o Talk show, demonstrou ser de extrema importância e muito eficaz no processo de aprendizagem, pois possibilitam que alunos tenham um entendimento ampliado e facilitam a compreensão e reflexão do conteúdo abordado, gerando interações entre docentes e estudantes durante a atividade acadêmica, de modo que não houve um único detentor pleno e absoluto do conhecimento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como acadêmica, poder participar desta aula, me possibilitou observar à importância de se trabalhar estratégias do processo de aprendizagem, pois geram um estimulo aos alunos, onde estes demonstram mais empolgados em participar da aula. O uso do Talk show possibilitou aos alunos de enfermagem o entendimento facilitado sobre o Sistema Único de Saúde e construção do conhecimento sobre o tema abordado, os acadêmicos tornaram-se muito mais crítico e reflexivo com maior domínio do conhecimento. Portanto, sendo um recurso didático de grande importância, as metodologias ativas, podem favorecer de forma significativa e eficaz, o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave
enfermagem; educação; ensino-aprendizagem