Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
TALK SHOW: METODOLOGIA ATIVA COMO FERRAMENTA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
FERNANDA DA SILVA LIMA, FABIO PEREIRA SOARES, JACIELY GARCIA CALDAS, THIAGO DO REIS DE OLIVEIRA COSTA, DAIANE DE SOUZA FERNANDES, TIAGO DE NAZARÉ DAS CHAGAS E CHAGAS

Última alteração: 2015-10-28

Resumo


APRESENTAÇÃO: As metodologias ativas destacam-se como recursos didáticos de ensino-aprendizagem. Assim, as acadêmicas vivenciaram um jogo de perguntas e respostas acerca do Sistema Único de Saúde (SUS), uma dinâmica semelhante a um programa apresentado na televisão, o Talk show, uma forma de metodologia ativa. O trabalho tem como objetivo relatar a utilização de metodologias ativas como ferramenta de ensino e aprendizagem para acadêmicos de Enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência das vivências na aula promovida pelas docentes da atividade curricular Atenção Integral a Saúde do Adulto e do Idoso (AISAI), que faz parte do 3º semestre da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. Foi realizado um Talk show com a simulação de um programa televisivo, para abordar o tema em questão através de um jogo de perguntas e respostas. A turma foi dividida em grupos em que cada um tinha que elaborar um comercial de até 02 minutos, com objetivo de “vender” a imagem do SUS, além de poder abordar o papel do profissional da enfermagem em programas de saúde. A cada rodada crescia as dificuldades das perguntas e entre as rodadas cada equipe por sua vez, encenava um comercial ao vivo. As perguntas abordavam desde a implantação do SUS, a forma de organização, os princípios, o papel de cada esfera dos governos, os programas de saúde e até mesmo como o SUS se apresenta na atualidade. RESULTADOS: Durante o desenvolvimento do Talk show, os alunos mostraram-se bastante participativos, torcendo por seu grupo, onde foi possível observar uma grande interação entre a turma e um trabalho em equipe pelos grupos formados. O desenvolvimento da atividade possibilitou perceber que, apesar do método trabalhado transcender o ensino tradicionalista, os alunos se prepararam e se organizaram para atividade proposta pelas docentes, demonstraram conhecimento a cerca das perguntas elaboradas além de apresentarem os comerciais solicitados. Assim, o uso de metodologias ativas na aula, como o Talk show, demonstrou ser de extrema importância e muito eficaz no processo de aprendizagem, pois possibilitam que alunos tenham um entendimento ampliado e facilitam a compreensão e reflexão do conteúdo abordado, gerando interações entre docentes e estudantes durante a atividade acadêmica, de modo que não houve um único detentor pleno e absoluto do conhecimento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como acadêmica, poder participar desta aula, me possibilitou observar à importância de se trabalhar estratégias do processo de aprendizagem, pois geram um estimulo aos alunos, onde estes demonstram mais empolgados em participar da aula. O uso do Talk show possibilitou aos alunos de enfermagem o entendimento facilitado sobre o Sistema Único de Saúde e construção do conhecimento sobre o tema abordado, os acadêmicos tornaram-se muito mais crítico e reflexivo com maior domínio do conhecimento. Portanto, sendo um recurso didático de grande importância, as metodologias ativas, podem favorecer de forma significativa e eficaz, o processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


enfermagem; educação; ensino-aprendizagem