Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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O USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO CONTEXTO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Wanda Barbosa de Assis Vieira, Soraya Maria de Medeiros, Raphael Raniere de Oliveira Costa, Marília Souto de Araújo, Marcella Alessandra Gabriel dos Santos, Fillipe André dos Santos Silva

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


APRESENTAÇÃO: No contexto do ensino em saúde, a simulação realística é uma metodologia ativa que permite a reprodução de situações práticas aproximadas dos diversos contextos e cenários do processo de trabalho nesta área. Entre as ferramentas que podem ser utilizadas na simulação cita-se o uso de pacientes-padrão, que são atores treinados para atuarem e reproduzir comportamentos de usuários em diversas situações e estabelecimentos de assistência a saúde. Por ser uma ferramenta que dispensa grandes dispêndios, o uso de paciente-padrão pode ser considerada uma maneira de viabilizar a capacitação de profissionais e estudantes da área da saúde e enfermagem. Nesse sentido, objetiva-se refletir sobre a simulação realística e a ferramenta paciente-padrão como possibilidades de capacitação de estudantes e profissionais de saúde no contexto da formação e atualização em tópicos de Atenção Primária a Saúde. METODOLOGIA: Este estudo consiste em um relato de experiência a partir das atividades executadas em um projeto de ações associadas (ensino, pesquisa e extensão), vinculado à graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, Brasil. O projeto foi desenvolvido no período de agosto a outubro de 2015. Referente ao ensino deu-se continuidade a simulação de alta fidelidade na disciplina intitulada Atenção Integral a Saúde II, Atenção Básica. Além dessa atividade, foram elaboradas cartilhas e guias para treino de habilidades. Na pesquisa, identificou-se a percepção dos estudantes de enfermagem referente à metodologia da simulação. Na extensão, foi criado um curso de capacitação para docentes, objetivando capacitá-los para a criação de cenários de simulação com o uso de atores. Durante o desenvolvimento do projeto, foi utilizada a ferramenta paciente-padrão. RESULTADOS: A simulação oportuniza uma aproximação com os diversos cenários habituais dos serviços de saúde e possibilitando uma aprendizagem significativa. A utilização do paciente-padrão nos ambientes de simulação oferece aos estudantes e aos profissionais de saúde, um contato antecipado aos possíveis eventos que ocorrem no cotidiano das práticas em saúde e permite a aquisição de competências e habilidades. Ao considerar a complexidade que envolve as diversas situações na relação estudante/profissional/usuário/serviço/assistência é imprescindível pensar uma formação e estratégias de ensino e aprendizagem que permitam aprender a aprender. Por se tratar de um projeto piloto e envolver a formação, os impactos desse trabalho precisam ser avaliados e compreendidos em logo prazo. Porém, percebem-se expectativas e satisfação de estudantes e profissionais a partir das experiências vivenciadas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A metodologia da simulação surge como uma estratégia de ensino-aprendizagem que permite a construção de experiências significativas, possibilitando a aquisição de competências e habilidades mais próximas das necessidades atuais. Além disso, a ferramenta paciente padrão é uma possibilidade de capacitar estudantes e profissionais da saúde para lidar com diversas situações do contexto do trabalho em saúde e enfermagem. Na experiência em destaque, a simulação e a ferramenta paciente-padrão atuaram como um dispositivo potencializador da aprendizagem em tópicos de Atenção Primária a Saúde. Palavras-chave: Simulação; Formação em Saúde; Ensino de Enfermagem.

Palavras-chave


Simulação; Formação em Saúde; Ensino de Enfermagem

Referências


BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

COSTA, Raphael Raniere de Oliveira. A simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem em enfermagem. Natal. Dissertação [Mestrado em Enfermagem] – Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2014.

MITRE, Sandra Minardi et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva, V. 13, n.2, p. 2133-2144. 2008.