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ATELIÊS DE PESQUISA CIENTÍFICA COMO PROPOSTA DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Última alteração: 2015-10-30
Resumo
APRESENTAÇÃO: A produção do conhecimento em Enfermagem visa fornecer os melhores dados científicos que vão subsidiar as práticas de cuidado e a produção técnico-científica na área. Os ateliês de pesquisa inserem-se justamente nesse âmbito, permitindo a vivência em momentos teórico-práticos de aprendizagem nas atividades de produção, busca e análise de conhecimentos, que têm sido divulgados em Saúde e Enfermagem. O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a pesquisa enquanto instrumento fundamental para o desenvolvimento e instrumentalização do processo de trabalho em saúde e enfermagem. METODOLOGIA: Este estudo consiste em um relato de experiência a partir da construção e desenvolvimento de ateliês de metodologia da pesquisa, estes vinculados ao grupo de pesquisa Caleidoscópio da Educação em Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A experiência se deu a partir da observação e vivência dos autores, estudantes e profissionais da saúde, no cotidiano das atividades desenvolvidas durante os encontros do grupo de pesquisa, no período de janeiro a setembro de 2015. RESULTADOS: Na oportunidade, foram trabalhados os seguintes tópicos: métodos de busca nas principais bases de dados; classificação e estratificação de periódicos; busca na web qualis; revisão integrativa da literatura; enfermagem baseada em evidências relato de experiência; e métodos de análises de dados. Ao todo, 30 discentes e docentes participaram dos ateliês, colaborando sempre que oportuno na feitura do trabalho, física e intelectualmente. Verificou-se que as limitações enfrentadas são, principalmente, de natureza metodológica e tecnológica. A necessidade de elaboração de projetos de atualização em pesquisas, no contexto da produção do conhecimento em enfermagem, tem como eixo norteador a necessidade de aperfeiçoar o ensino e possibilitar uma maior aproximação com a realidade prática na qual a ciência da Enfermagem está inserida. A partir das vivências, os participantes passam a serem agentes multiplicadores do conhecimento, e, consequentemente, contribuem para a instrumentalização da prática baseada em evidências no contexto do trabalho em saúde e enfermagem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Na experiência relatada, o uso da estratégia dos ateliês contribuiu de forma significante na atualização de estudantes e profissionais da saúde. Nota-se que a importância de práticas como a relatada nas linhas pretéritas reside na compreensão de que tais atividades podem funcionar como dispositivo de mudanças e melhoria das ações e práticas em Saúde e Enfermagem a partir das evidências científicas. Por serem espaços abertos à comunidade científica, os grupos de pesquisas tem a relevante tarefa de viabilizar discussões e promover atualizações referentes a questões específicas do trabalho de investigar, analisar, sintetizar e divulgar as melhores evidências para aplicação no contexto do mundo do trabalho em saúde e enfermagem. Palavras-chave: Enfermagem. Trabalho Científico. Métodos de pesquisa.
Palavras-chave
Enfermagem; Trabalho Científico; Métodos de pesquisa.
Referências
Bastable SB. O enfermeiro como educador: princípios de ensino-aprendizagem para a prática de enfermagem. 3. ed. Porto Alegre: Artmed; 2010.
Conterno SFR et al. Inovações do século passado: origens dos referenciais pedagógicos na formação profissional em saúde. Trab. Educ. Saúde. 2013. 11(3): 503-523.