Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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ATELIÊS DE PESQUISA CIENTÍFICA COMO PROPOSTA DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Wanda Barbosa de Assis Vieira, Soraya Maria de Medeiros, Raphael Raniere de Oliveira Costa, Marília Souto de Araújo, Marcella Alessandra Gabriel dos Santos, Cleyton Cézar Souto Silva

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: A produção do conhecimento em Enfermagem visa fornecer os melhores dados científicos que vão subsidiar as práticas de cuidado e a produção técnico-científica na área. Os ateliês de pesquisa inserem-se justamente nesse âmbito, permitindo a vivência em momentos teórico-práticos de aprendizagem nas atividades de produção, busca e análise de conhecimentos, que têm sido divulgados em Saúde e Enfermagem. O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a pesquisa enquanto instrumento fundamental para o desenvolvimento e instrumentalização do processo de trabalho em saúde e enfermagem. METODOLOGIA: Este estudo consiste em um relato de experiência a partir da construção e desenvolvimento de ateliês de metodologia da pesquisa, estes vinculados ao grupo de pesquisa Caleidoscópio da Educação em Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A experiência se deu a partir da observação e vivência dos autores, estudantes e profissionais da saúde, no cotidiano das atividades desenvolvidas durante os encontros  do grupo de pesquisa, no período de janeiro a setembro de 2015. RESULTADOS: Na oportunidade, foram trabalhados os seguintes tópicos: métodos de busca nas principais bases de dados; classificação e estratificação de periódicos; busca na web qualis; revisão integrativa da literatura; enfermagem baseada em evidências relato de experiência; e métodos de análises de dados. Ao todo, 30 discentes e docentes participaram dos ateliês, colaborando sempre que oportuno na feitura do trabalho, física e intelectualmente. Verificou-se que as limitações enfrentadas são, principalmente, de natureza metodológica e tecnológica. A necessidade de elaboração de projetos de atualização em pesquisas, no contexto da produção do conhecimento em enfermagem, tem como eixo norteador a necessidade de aperfeiçoar o ensino e possibilitar uma maior aproximação com a realidade prática na qual a ciência da Enfermagem está inserida. A partir das vivências, os participantes passam a serem agentes multiplicadores do conhecimento, e, consequentemente, contribuem para a instrumentalização da prática baseada em evidências no contexto do trabalho em saúde e enfermagem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Na experiência relatada, o uso da estratégia dos ateliês contribuiu de forma significante na atualização de estudantes e profissionais da saúde. Nota-se que a importância de práticas como a relatada nas linhas pretéritas reside na compreensão de que tais atividades podem funcionar como dispositivo de mudanças e melhoria das ações e práticas em Saúde e Enfermagem a partir das evidências científicas. Por serem espaços abertos à comunidade científica, os grupos de pesquisas tem a relevante tarefa de viabilizar discussões e promover atualizações referentes a questões específicas do trabalho de investigar, analisar, sintetizar e divulgar as melhores evidências para aplicação no contexto do mundo do trabalho em saúde e enfermagem.   Palavras-chave: Enfermagem. Trabalho Científico. Métodos de pesquisa.  

Palavras-chave


Enfermagem; Trabalho Científico; Métodos de pesquisa.

Referências


Bastable SB. O enfermeiro como educador: princípios de ensino-aprendizagem para a prática de enfermagem. 3. ed. Porto Alegre: Artmed; 2010.

 

Conterno SFR et al. Inovações do século passado: origens dos referenciais pedagógicos na formação profissional em saúde. Trab. Educ. Saúde. 2013. 11(3): 503-523.