Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM UMA MATERNIDADE DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Thays Luana da Cruz, Karine Gomes Jarcem, Stephany Anastácia Serpa Alarcon, Cristiana de Souza Ferreira Rondon

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Acolhimento com a Classificação de Risco (ACCR) é a maneira da qual há possibilidades de garantir um acesso de saúde de forma que se garanta as prioridades de acordo com a necessidade de cada indivíduo no momento de seu atendimento, para casos de maiores riscos de vida e de maior vulnerabilidade1. O Ministério da Saúde divulgou o Manual de Acolhimento e Classificação de Risco em Obstetrícia que visa estabelecer as prioridades e organização dos serviços de urgências obstétricas nas maternidades no ciclo gravídico-puerperal, buscando o acesso de qualidade. As gestantes e parturientes que adentram ao serviço são acolhidas e classificadas pelo profissional enfermeiro. O profissional realizará questionamentos e avaliação clínica rápida e classificará a usuária em vermelho - atendimento médico imediato; laranja - atendimento em até 15 minutos; amarelo - em até 30 minutos; verde - atendimento em até 120 minutos; e azul - atendimento não prioritário, podendo ser encaminhada para outro serviço2. Este trabalho tem por objetivo descrever a realização dos atendimentos do ACCR da maternidade do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP). METODOLOGIA: A classificação de risco realizada da maternidade do HUMAP está baseada no protocolo do ministério da saúde. A paciente é acolhida no ambiente hospitalar, após geração da ficha, a mesma é encaminhada à sala de Classificação de Risco para o profissional enfermeiro. De acordo com suas queixas e rápida avaliação, a paciente é classificada em azul, verde, amarelo, laranja ou vermelho e encaminhada para atendimento médico. A ficha de avaliação contém dados, como: identificação da paciente, dados pré-natais (números de consultas, realização dos primeiros exames do início do pré-natal e da 28º semana, em especial anti-HIV e VDRL), histórico obstétrico, histórico clínico, queixas atuais, escala de nível de dor, uso de medicações, histórico de alergias e profissional avaliador. RESULTADOS: O atendimento do ACCR no HUMAP permitiu as residentes à experiência da atenção voltada as usuárias com a maior qualidade em vista das suas prioridades. O instrumento utilizado no hospital, com base no Manual do Ministério da Saúde, possibilita um atendimento ágil, prático e com bons resultados para profissionais e pacientes, ampliando o olhar da humanização no ciclo gravídico-puerperal. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A atuação da enfermeira obstetra na classificação de risco é uma prática pouco conhecida, porém de alta funcionalidade. É estabelecida e recomendada pelo Ministério da Saúde e atualmente realizada na maternidade do HUMAP. Com base nos atendimentos feitos, acreditamos que ACCR beneficiou profissionais e em especial usuárias, por terem sido atendidas de acordo com as necessidades vivenciadas.

Palavras-chave


Enfermagem Obstétrica. Acolhimento. Assistência à Saúde.

Referências


1. Inojosa RM. Acolhimento: a qualificação do encontro entre profissionais

de saúde e usuários. Congresso Internacional Del CLAD sobre La Reforma Del Estado y de La Administrassem Pública, Santiago. 2005. 18-21.

2. Ministério da Saúde. Manual de Acolhimento e Classificação de Risco em Obstetrícia. Brasília, DF: O Ministério, 2014.