Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO DA SUBJETIVIDADE HUMANA
Ednéia Albino Nunes Cerchiari, Daniela Sottili Garcia, Rodrigo Hakira Minohara

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: A vida afetiva, ou os afetos – emoções e sentimentos -, abarcam muitos estados pertencentes a gama prazer-desprazer, como, por exemplo, a angústia em seus diferentes aspectos – a dor, o luto, a gratidão, a despersonalização. A emoção é um estado agudo e transitório, por exemplo, a ira. Já o sentimento é um estado mais atenuado e durável, por exemplo, a gratidão, a antipatia (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 2008). Para estes autores as emoções e os sentimentos são como alimentos para o psiquismo e estão presentes em todas as manifestações da vida do homem o qual necessita dos mesmos para dar cor e sabor a vida, orientando e auxiliando nas decisões. São, portanto, elementos importantes para o homem, que não pode se compreender sem os sentimentos e as emoções. Saber e compreender o mundo que nos rodeia é fundamental para que possamos estar nele. A apreensão do real é feita de modo sensível e reflexivo e, portanto, realizada pelo pensar, sentir, sonhar, imaginar. Considerando, a importância do estudo e aprofundamento da subjetividade humana para a comunidade acadêmica e em geral propôs-se o oferecimento do Ciclo de Debates - Temáticas psicanalíticas e suas interfaces na teoria e na prática o qual abordou os seguintes temas: Amor e Amizade; Subjetividade; Culpa e Gratidão; Criatividade; Humor; Luto e melancolia; O corpo na contemporaneidade. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo relatar a vivência no Projeto de Extensão intitulado “Ciclo de Debates: Temáticas Psicanalíticas” desenvolvido na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS o qual teve como objetivo geral: Participar efetivamente na Atenção à Saúde Mental e Educação, no Município de Campo Grande/MS, ampliando as ações da universidade junto à comunidade, principalmente em relação às atividades de promoção, recuperação e manutenção da saúde mental. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE EXTENSÃO: O projeto foi desenvolvido através da metodologia participativa, ou seja, a partir das necessidades dos cursos da unidade de Campo Grande onde as atividades foram discutidas, elaboradas, organizadas e executadas com a participação dos responsáveis pelos parceiros. Os encontros ocorreram no último sábado de cada mês das 08h00min às 12h00min e foi desenvolvido da seguinte forma: duas mesas redondas uma com profissionais de várias áreas do conhecimento sobre um dos temas escolhidos previamente: psicanalista; psicólogo; psiquiatra; sociólogo; filósofo; antropólogo; artista; jornalista e; outros para o debate do tema e na segunda mesa um estudo de caso apresentado por um estudante de um dos cursos da UEMS também relacionado ao tema que foi debatido pelos profissionais da mesa e pelos participantes. O Estudo de caso podia ser: casos do cotidiano divulgados na mídia; poemas; mitos; contos; contos de fadas; fábulas; filmes; teatro; pintura; escultura; música e outras linguagens e, teve como produto final a publicação de um livro onde cada tema debatido compôs um capítulo do livro.  Para a execução dos debates o projeto contou com a parceria junto aos cursos de Turismo, Unidade de Campo Grande, o qual disponibilizou estudantes capacitados para a elaboração, divulgação e execução do evento atividade científica; Letras com habilitação em Espanhol e Inglês; Bacharelado em Letras; Mestrado em Letras; Artes Cênicas; Pedagogia e parceria com a Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul a qual intermediou a participação dos debatedores psicólogos, psiquiatras e psicanalistas. Resultados: Os encontros ocorreram nos dias: 29/03; 26/04; 31/05; 28/06; 30/08; 27/09 e 06/12/2014 das 08h00min às 12h00min. Ao término de cada evento foi realizada uma pesquisa de satisfação. Com a realização dos seis temas, obtivemos o total de 476 participantes destes, 192 responderam a pesquisa de satisfação. Os itens avaliados foram: 1) Divulgação: 65% de satisfação; 2) Recepção e Cerimonial: 85% de satisfação; 3) Organização das Atividades Culturais: 85% de satisfação; 4) Duração do Café Cultural: 79% de satisfação; 5) Espaço/Instalações/Ambiente: 62% de satisfação; a maioria dos debates ocorreu na Unidade da UEMS, Escola Irmã Bartira, Bairro Arnaldo Estevão de Figueiredo; 6) Qualidade do cardápio: 85% de satisfação; 7) Decoração do local:  69% de satisfação; 8) Temática do debate: 95% de satisfação. 9) Palestrantes/Debatedores: 96% de satisfação; 10) Temática/Habilidades/Artista: 87% de satisfação; 11) Duração da apresentação Cultural: 78% de satisfação; 12) Recursos para apresentação Cultural: 80% de satisfação; 13) Comunicação e Expressão do artista: 87% de satisfação. IMPACTOS: Científico - Acreditamos que houve impacto científico na formação de recursos humanos e na área de conhecimento específico sobre a natureza humana tornando os participantes multiplicadores de um novo olhar para dimensão humana, especialmente àqueles que já estão exercendo a docência na educação; Tecnológico - Diante das incertezas e inseguranças vivenciadas pelo homem nos dias atuais e consequentemente sem saber o que fazer para minimizar o impacto destas vivências no cotidiano o presente projeto buscou propiciar um espaço de reflexão de diversas áreas do saber em busca de compreender os novos modos de subjetivação e de existir do homem no mundo contemporâneo. Em razão da profundidade dos debates os mesmos estão sendo compilados para publicação de um livro “online”, preferencialmente, no e-book da UEMS para atingir o maior número possível de leitores; Econômico - Ao considerarmos o número de participantes diretamente atingidos pelas temáticas desenvolvidas acreditamos que o presente projeto serviu de Capacitação para os participantes sem custo algum para a instituição assim como a curto, médio e longo prazo o ganho em prevenção à saúde mental e física é incalculável especialmente, em se tratando de futuros profissionais na área da educação e saúde assim como futuro pais: educadores. Ou seja, tanto na educação informal quanto na educação formal o impacto econômico é incalculável; em se tratando de prevenção o valor é imensurável; Social - Ao refletirmos sobre os sentimentos do ser humano e suas vicissitudes nas relações pessoais, interpessoais e intrapsíquica e refletir sobre os novos modos de subjetivação do homem, os participantes puderam compreender o ser humano como unidade biopsicossocial; conhecer alguns conceitos da Psicanálise e seus modos de entender o homem e sua importância para a educação e a aprendizagem; entender como se dá o desenvolvimento psicológico do ser humano e a formação da sua personalidade; ampliar a sensibilidade, o olhar e a escuta através dos ensinamentos da psicanálise; tornar-se curioso da organização do psiquismo humano, através da discussão do funcionamento mental normal e patológico extraídos dos debates. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Acreditamos que o conhecimento adquirido por meio dos debates proporcionou o desenvolvimento de algumas habilidades e competências nas relações vivenciadas no cotidiano com isso, as relações interpessoais tendem a serem mais assertivas diminuindo a intolerância, os preconceitos e de uma forma geral a violência. Acreditamos, portanto, que relações afetivas estáveis, seguras e vigilantes fortalecem o vínculo entre pais e filhos; professores e estudantes facilitando a comunicação, permitindo a valorização, o fortalecimento, a motivação do ser e a colocação de limites tão necessários ao desenvolvimento humano saudável; tudo isso pode tornar o indivíduo menos suscetível às psicopatologias, especialmente à dependência química.

Palavras-chave


saúde mental; educação em saúde; emoções

Referências


BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2008.