Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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PET Saúde da Criança: educação interprofissional, aprendizagem compartilhada e inserção no mundo de trabalho
Mayra Cavenague Souza, Jessica Almeida da Cruz Ferreira, Luiza Volpato Castilho, Sara Rodrigues Ferreira, Rosana Aparecida Salvador Rossiti

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: O PET Saúde da Criança, da Universidade Federal de São Paulo/ Baixada Santista,desde 2010 desenvolve ações de formação estudantil das áreas de educação física, fisioterapia, nutrição, psicologia, serviço social e terapia ocupacional, com ênfase no trabalho em equipe interprofissional e aprendizagem compartilhada, primando pela indissociabilidade das atividades do tripé ensino, pesquisa e extensão.  A aprendizagem tutorial torna-o um espaço para a formação acadêmica diferenciada, qualificando-os para a inserção no mundo do trabalho. Após cinco anos deste PET, tornou-se relevante avaliar a formação profissional a partir da percepção dos egressos. O objetivo foi analisar a influência doprograma na formação, inserção profissional e/ou na continuidade dos estudos, buscando indicadores que identificassem aspectos relacionados à experiência vivenciada.DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:Um questionário foi elaborado para caracterizar a atual situação acadêmica e profissional, assim como indicar potencialidades, fragilidades e sugestões. Este foi preparado no GoogleForms. Os endereços eletrônicos dos egressos foram obtidos do banco de dados do PET, viabilizando o envio da carta convite e do linkde acesso ao questionário. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecidofoi assinado pelos respondentes. O projeto foi aprovado pelo CEP UNIFESP nº 0720/11. Após as respostas, os dados foram armazenados em banco de dados. O método de análise foi qualitativo, na modalidade Análise de Conteúdo, utilizado para descrever e interpretar o conteúdo dos textos produzidos pelos egressos. IMPACTOS: A partir da coleta, notou-se que todos os egressos estão vinculados a alguma instituição de aprendizagem. A inserção profissional deve-se também à experiência advinda da participação no PET, principalmente das vivências e da aprendizagem compartilhada na equipe interprofissional. Relatos apontam o PET como um facilitador e sugerem que a prática foi ímpar para o desenvolvimento de competências e as possibilidades de seguimento profissional. As ações diversificadas no âmbito do tripé forneceram subsídios para o desenvolvimento pessoal e profissional, caracterizando-se como um diferencial na formação, o que potencializou o ingresso no mundo do trabalho e/ou na continuidade da formação profissional em nível de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu. O PET se destaca, para os egressos, como “fora do comum” e ressaltam particularidades que são essenciais para o aprendizado do trabalho em equipe, preparando o profissional de saúde para as mais diversas situações.CONSIDERAÇÕESFINAIS:Para os egressos, participar do Programa caracterizou-se como uma atividade gratificante e potencializadora de novas oportunidades. Diferentes competências foram desenvolvidas caracterizando-se como um diferencial frente aos demais profissionais. Destacam as contribuições para a formação pessoal e profissional, como campo profícuo para a ampliação de conhecimentos. O PET se mostrou como um facilitador na projeção de profissionais aptos para os desafios do mundo do trabalho e êxito nasdemandas profissionais. O PET Saúde da Criança foi reconhecido, pelos egressos, como um berço de desenvolvimento de potencialidades, com oportunidade de aprendizagens compartilhadas e inserção gratificante no mundo de trabalho.

Palavras-chave


Ensino; Programa de Educação Tutorial; Saúde da Criança; Mundo do trabalho.

Referências


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