Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Café com familiares e usuários dos serviços de saúde mental: um relato de experiência
Aline Gonçalves Ferreirra, Jennyfe Sabrine Batista de Freitas, Roberto Carlos Pires Júnior

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: O café com familiares e usuários dos serviços de saúde mental foi um evento promovido pelos residentes em saúde mental na Cidade de Montes Claros/MG, o evento foi uma das atividades precedentes as comemorações do dia 18 de maio (dia da luta antimanicomial) no qual foram desenvolvidos outros trabalhos diversos. O acontecimento teve como objetivo proporcionar a descontração, aproximar as famílias ao serviço e trazer informações acerca do funcionamento da rede de saúde mental do município, bem como sobre os direitos e deveres dos familiares e usuários da rede. DESENVOLVIMENTO: O evento foi realizado num sábado de manhã, com aproximadamente trinta pessoas presentes entre usuários, familiares e servidores, iniciando-se com música e lanche, posteriormente houve uma discussão coordenada pelos residentes sobre os direitos e deveres dos familiares e usuários dos serviços de saúde mental, os presentes participaram ativamente da discussão trazendo seus questionamentos e opiniões acerca do funcionamento da rede de saúde mental no município e sobre o tratamento direcionado ao seu familiar com sofrimento mental. RESULTADOS: Pode-se observar que o evento foi algo novo no serviço e que as pessoas presentes acharam importantes e participaram ativamente, eles também tiveram a oportunidade de cobrar o bom funcionamento dos serviços de saúde mental no município, uma vez que estavam presentes autoridades locais, o prefeito da cidade, a secretária de saúde a coordenadora de saúde mental, bem como representantes de movimentos sociais, entre outros. CONSIDERAÇÕES: Assim ressalta-se a necessidade de viabilização desses momentos, uma vez que, contribuem ao controle social pelos usuários e à democratização do espaço público, favorecendo o princípio da participação social no SUS, além de ir de encontro com as premissas da luta antimanicomial e da legislação da rede de atenção psicossocial vigente, pois, uma vez que permite a participação dos usuários e familiares no serviço propicia um melhor atendimento de suas necessidades e direciona uma maior qualificação do serviço.

Palavras-chave


Saúde Mental; Psiquiatria Comunitária; Transtornos Mentais; Participação Social

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Lei n. 10.216, de 6 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Diário Oficial da União,

 

III Encontro Nacional de Entidades de Usuários e Familiares da Luta Antimanicomial. Carta dos direitos e deveres dos usuários e familiares dos serviços de saúde mental. Santos, dezembro de 1993.