Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Estudo do corpo e da imagem corporal em adolescentes do ensino fundamental de uma escola pública
Sandra de matos Botelho da Costa, Monica Tereza Christa Machado, Lilian Koifman

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO E OBJETIVO: pesquisa desenvolvida com jovens do oitavo ano de uma escola pública em Niterói, RJ. O estudo sustentou-se nos conceitos de Marcel Mauss (Técnicas Corporais) e de Pierre Bourdieu (Campo e Habitus) como referenciais teóricos relativos à socialização do corpo. Em relação à imagem corporal, pautou-se nos conceitos de Schilder e Tavares. Teve como Objetivo geral observar a relação dos adolescentes com seu corpo e com sua imagem corporal, na perspectiva do cuidado integral à saúde e como Objetivos específicos: 1) conhecer o significado do corpo e da imagem corporal nesses adolescentes; 2) verificar a influência da mídia em relação à observação do seu corpo e da sua imagem corporal; 3) averiguar a influência da família e da escola no tocante à observação do corpo e da imagem corporal. DESENVOLVIMENTO: a pesquisa, de desenho qualitativo, utilizou os seguintes procedimentos metodológicos: oficina de desenho da figura humana, aplicação de questionários e de entrevistas semiestruturadas, grupo focal e observação participante. A professora que lecionava a disciplina de Ciências na escola também foi convidada a participar de uma entrevista semiestruturada, por ser uma profissional atuante com os jovens, há mais de vinte anos, no colégio onde foi realizada a pesquisa. Para a análise do conteúdo das falas dos adolescentes, durante a realização do grupo focal e das entrevistas, foi adotada a técnica de análise de conteúdo. A análise dos dados foi organizada em torno das seguintes categorias estabelecidas pela pesquisadora, na fase exploratória da pesquisa: corpo e imagem corporal, mídia, família e escola. A partir da coleta de dados emergiu, espontaneamente, a categoria saúde. A escola se apresenta como um local apropriado para o desenvolvimento das ações de prevenção e promoção de saúde junto aos adolescentes, as quais devem ter um cunho de continuidade em articulação com os setores de educação e saúde. É de fundamental importância a participação dos professores, os quais devem manter um diálogo constante e aberto com os jovens. A perspectiva da atenção integral à saúde (prevenção, promoção e atenção) de crianças, adolescentes e jovens do ensino público no intuito de integrar as práticas no âmbito das escolas e das unidades básicas de saúde, com destaque para a atenção primária em saúde, através da Estratégia de Saúde da Família, foi observada durante o trabalho de campo com os jovens do oitavo ano do ensino fundamental. A integração e a reflexão das vivências dos estudantes estimulados pela pesquisa em relação à imagem corporal foram potencializadas pela participação ativa da professora de ciências. Ela citou a importância da saúde dos adolescentes em dois momentos distintos: destacando a questão da obesidade e da forma física e fazendo alusão à importância da atividade física desenvolvida nos projetos sociais existentes no bairro onde se localiza a escola. Destacou a observação da cultura da magreza entre os jovens e ressaltou que aqueles que não se enquadram no modelo idealizado têm a socialização dificultada. Ressaltou a importância de se fomentar, junto à escola, políticas de educação e saúde que tenham o intento de estimular nos jovens um maior interesse no conhecimento sobre o próprio corpo e a imagem corporal. As orientações contidas nos Parâmetros Nacionais Curriculares do MEC/SEF preconizam que educar demanda a articulação de conhecimentos, atitudes, aptidões, comportamentos e práticas pessoais que devem ser aplicados e compartilhados no ambiente escolar, no intuito de favorecer o desenvolvimento da autonomia dos jovens. RESULTADOS: poucos estudos têm investigado a satisfação corporal dos adolescentes através da pesquisa qualitativa em saúde.  Evidenciou-se que os padrões socioculturais advindos da família, da escola e de influências da mídia podem interferir no funcionamento da dinâmica corporal dos adolescentes de ambos os sexos de forma distinta. Entre os meninos, há o estimulo para a prática de esportes e ganho de massa muscular, o que contribui para uma facilitação na aceitação dos seus corpos, enquanto que às meninas são atribuídas demandas relativas não só a realização de esportes. A expectativa em relação ao emagrecimento parece tornar mais evidente a insatisfação com o próprio corpo nas adolescentes do sexo feminino. Em relação à categoria saúde, cabe destacar que há semelhanças no modo de observação dos jovens de ambos os sexos. Demonstraram, além da preocupação com a estética corporal, que os cuidados com o corpo aparecem como fator importante na condução de uma vida saudável. Já em relação à satisfação com o corpo e a imagem corporal, a observação se deu de forma diferente entre os adolescentes do sexo feminino e masculino, conforme apreciado na teoria estudada. A satisfação com a imagem corporal é uma questão, sobretudo na adolescência, mais relacionada com o sexo feminino, quando o corpo define seu formato. Geralmente as meninas são mais críticas com sua imagem corporal do que os meninos. A insatisfação com a imagem corporal foi observada mais frequentemente nas adolescentes que apresentavam percepção de sobrepeso, mesmo que de forma mínima. Desejam ser mais magras, confirmando a teoria de que a satisfação com a imagem corporal está relacionada com a aparência. Os resultados indicaram que as jovens com sobrepeso almejam emagrecer por acharem que o excesso de peso desfavorece a convivência entre os pares, muito embora apenas duas estivessem, aparentemente, com o peso um pouco acima do esperado para o tipo físico apresentado. Os adolescentes do sexo masculino quando apresentam baixo peso, querem aumentar o tamanho corporal, principalmente na busca de mais massa muscular; quando mais baixos, mostram desejo de terem maior estatura. Os adolescentes, mesmo pertencendo a uma classe social mais simples, confirmaram que possuem conhecimento sobre o tema saúde, afirmando o trabalho desenvolvido nas aulas de Ciências, desenvolvido de forma bastante dinâmica e integradora pela professora, e a facilidade de acesso a informações através dos meios de comunicação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: conquanto a mídia e a cultura social estimulem determinado padrão de forma física para os adolescentes de ambos os sexos ficou claro, com a pesquisa, que a cultura advinda da família, da escola e do meio encoraja a busca por um corpo com ênfase à saúde, facilitando a satisfação corporal. A necessidade de formulação de políticas públicas capazes de contemplar os adolescentes em suas demandas, mesclando os segmentos atrelados ao seu desenvolvimento, como a escola, a família, os serviços de saúde, a cultura e os esportes é destacada pelo UNICEF. A participação da professora de Ciências foi fundamental no desenvolvimento da pesquisa. A partir da observação da importância da imagem que o jovem tem de si foi possível perceber a relevância de se dar continuidade ao estudo com alunos do ensino universitário, uma vez que muitos deles ingressam na universidade bem jovens. Observa-se que, cada vez mais a educação, como elemento favorecedor da construção da autonomia para a tomada de decisões, revela-se essencial para a adoção de comportamentos de valorização da vida.

Palavras-chave


corpo;imagem corporal;ensino fundamental

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