Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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ATIVIDADES MOTORAS E LUDICIDADE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Alexandre Florenciano da Silva, Lourdes Lago Stefanelo, Ednéia Albino Nunes Cerchiari

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


APRESENTAÇÃO: Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, com complemento da Lei nº10.793, de 2003, a Educação Física é componente obrigatório no ensino básico da educação brasileira, ela é responsável pelo desenvolvimento das habilidades motoras do educando e deve ser considerada com o mesmo grau de importância das demais disciplinas (BRASIL, 1997). Na Educação Básica a Educação Física é muito importante, uma vez que promove o desenvolvimento do aluno, o bem estar, a saúde, a socialização, a interação entre eles, bem como o trabalho em equipe. Enfatiza a importância de respeitar o universo cultural dos alunos, possibilita explorar as atividades lúdicas e desafiá-los com atividades mais complexas, visando à construção do conhecimento. Como isso as crianças devem ser acompanhadas no momento da execução da prática das atividades lúdicas, pois, o lúdico possibilita o estudante adquirir conhecimento através da prática. Educar através do lúdico pode ser um valioso instrumento de unificação e libertação, podendo ainda possibilitar transformações. O Lúdico inserido nas atividades de Educação Física, possibilita a criança de forma espontânea a pensar, criar, seriar, classificar, combinar, simbolizar, isso ajuda a desenvolver concentração, atenção e ainda trabalha com a expressão corporal (FREIRE 2010). Awad (2011), afirma que as crianças expressam livremente seus sentimentos, desenvolvendo seus aspectos cognitivos, através da recreação, com isso a criança amplia suas experiências e seus desenvolvimentos. Ao brincar a criança vivencia várias situações dependendo da brincadeira escolhida, ela passa a ser o centro das atenções, é mãe, super herói, mocinho e até mesmo o vilão, pois, a criança cria o seu próprio mundo, isso permite possibilidades de realizar ações atribuídas para todas as brincadeiras. Com isso o jogo pode ser utilizado como ferramenta importante no desenvolvimento das aulas para o aprendizado da criança, deixando-as alegres e agradáveis. DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO: O estudo foi realizado por meio da observação em uma Escola Municipal na cidade de Jardim/MS, com 27 alunos sendo 11 do gênero feminino e 16 do gênero masculino da sala do 2º ano do Ensino Fundamental. O período de observação teve a duração de duas semanas.  Para realização da coleta, os dados foram anotados em caderno de anotação. Foram observadas atividades que podem ser trabalhadas de forma lúdica e motora para o desenvolvimento das crianças. A satisfação, o prazer, a diversão, a alegria vista nas crianças foram critérios utilizados para definir se as atividades eram de caráter Lúdico. Outro instrumento utilizado foi uma entrevista realizada com o Professor de Educação Física da turma, com perguntas sobre a ludicidade nas aulas. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao responder sobre a pergunta um (1) que trata sobre o entendimento do que seja lúdico, o professor respondeu: “É oferecer atividades para as crianças que proporcione diversão e prazer, pensando no bem estar.” Esta afirmativa vai ao encontro das definições de Freire e de Awad, que as atividades envolvendo jogos, devem ser de extremo prazer, permitindo as crianças novas experiências. A pergunta dois (2) buscou saber que tipos de atividades lúdicas o professor adotava em aula. O professor respondeu: “Intencionalidades diferentes. Rodas cantadas, alerta, elefante colorido, etc.” Nesta pergunta o professor descreveu algumas atividades que são propostas em suas aulas, atividades estas que são mais visíveis à diversão das crianças. Na pergunta três (3) em que momento você usa atividades lúdicas em sala de aula? Para essa pergunta o professor respondeu: “A ludicidade é usada em todos os momentos, pois o Lúdico proporciona para as crianças momentos de alegria”. Concordo com o referido professor, ao observas as atividades propostas nas aulas, verifiquei que a ludicidade realmente proporciona alegria e também diversão. Na pergunta quatro (4), qual a reação dos alunos frente às atividades lúdicas? O professor respondeu: “A criança tem desejo pelo brinquedo e este tende instigar a sua criatividade. A sensação de prazer pode ser definida pela satisfação que ela encontra no brinquedo”. A afirmativa do professor deixa entender que a reação das crianças frente às atividades lúdicas, são visivelmente notadas porque elas se divertem, ficam felizes, se realizam e saem satisfeitas após a execução das atividades. Em relação a pergunta cinco (5) que busca saber como o lúdico está inserido no planejamento e qual sua importância nas aulas de Educação Física? A resposta foi: “Procuro propor atividades que não sejam complexas para as crianças, as atividades tem que ser proporcional à faixa etária, atento para atividades que não fujam do contexto lúdico. As atividades lúdicas têm sua importância, porque elas contribuem no desenvolvimento dos alunos, auxilia e ajuda no desempenho escolar”. Nesta pergunta o professor mostrou preocupação em oferecer as crianças, atividades sem dificuldades para a execução, pois, atividades complexas podem desmotivar as crianças a praticar as aulas. Tem conhecimento da importância do lúdico nas aulas de Educação Física, auxiliando na formação integral do cidadão. Ao analisar as respostas obtidas na entrevista aplicada ao professor e comparando com os teóricos apresentados que tem concepções de que as aulas de Educação Física Escolar, sendo de forma Lúdica, é fundamental para o desenvolvimento integral da criança e ainda promove o  crescimento como cidadão, a ludicidade oferece, sensação de prazer alegria, um ambiente harmonioso e ainda oferece benefícios para uma vida saudável, nota-se  a preocupação do Professor em aplicar em suas aulas, atividades que estejam inserido o Lúdico,  buscando proporcionar diversão e bem estar aos alunos. No período de observação, pôde-se notar que algumas das atividades propostas havia certa competição entre as equipes, mas isso não impedia as atividades terem um caráter Lúdico. O Lúdico pode apresentar um caráter competitivo, mas diferente das competições que visa rendimentos, o lúdico nas brincadeiras, proporciona para as crianças a fantasia, a superação, descontraindo-se sendo uma excelente forma de contribuição para o aprendizado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O Lúdico é importante para o aprendizado, às crianças se envolvem mutuamente, desenvolvem capacidades importantes e se beneficiam de bem-estar. As crianças quando brincam desenvolvem suas habilidades motoras aprendem a trabalhar em grupo, interagem com os outros, proporcionam um ambiente harmonioso e ainda promove o crescimento como cidadão, tornando-os capazes de solucionarem problemas e proporcionam a si mesmo o bem-estar. Para isso o educador deve fazer uso do Lúdico como ferramenta pedagógica para o ensino-aprendizagem, aproveitar o interesse das crianças, usar da criatividade para desenvolver outras atividades, proporcionar a elas satisfação de fazer o que achava que não conseguiria. Acredito que o papel do professor é fundamental para transmitir segurança e propor novos desafios, pois é na infância que devemos potencializar e especializar os movimentos corporais. Por fim, o lúdico permite as crianças se desenvolverem, ter um aprendizado de qualidade para a construção de uma sociedade harmoniosa.

Palavras-chave


lúdico; educação física escolar; brincadeira

Referências


AWAD, Hani Zehdi Amine (Org). Brinque, jogue, cante e encante com a recreação: Conteúdos de aplicação pedagógica teórico/prático. 3ª Edição. Várzea Paulista, SP: Fontoura Editora, 2011.

 

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, 1997. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf. Acesso em: 12 de agosto de 2013, às 15h15min.

 

FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro: Teoria e Prática da Educação Física. 4ª Ed. São Paulo: Scipione, 2002.