Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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PRÁTICAS EDUCATIVAS DE LAVAGEM DAS MÃOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Edmilson Alves dos Alves dos Santos, Adilson Ribeiro Ribeiro dos Santos, Irenilda Oliveira Oliveira de Santana

Última alteração: 2015-10-28

Resumo


APRESENTAÇÃO: Trata-se de uma atividade educativa de lavagem das mãos realizada com os acompanhantes dos pacientes de um hospital e maternidade pública, no município de pequeno porte do sul da Bahia. OBJETIVO: Relatar uma atividade de educação em saúde para ressignificação das práticas de higienização das mãos. DESENVOLVIMENTO: A atividade surgiu através da iniciativa da coordenadora de enfermagem e foi aplicada na enfermaria pediátrica do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, em Julho de 2014, contando com o apoio de enfermeiros, estudantes de enfermagem e demais funcionários voluntários. Num momento anterior, todos os participantes se reuniram com a finalidade de planejamento das ações, definindo as funções e o mecanismo de avaliação do trabalho. Compuseram o público da atividade, os acompanhantes das crianças internadas no período corrente. Foi escolhida a enfermaria com maior espaço físico para acolher o maior número de pessoas do hospital. Para a atividade foi discutido a importância da lavagem das mãos e como realizá-la, de modo a diminuir o risco de infecção hospitalar. No ato da atividade foram espalhados cartazes informativos em cada quarto de todas as enfermarias informando sobre o risco de infecção que a falta da lavagem adequada das mãos pode trazer. Após a colagem, toda a equipe direcionou-se às enfermarias convidando os acompanhantes para participarem da atividade. Foram expostos alguns vídeos didáticos em formato de animação, para que, de maneira lúdica, houvesse a compreensão da temática. Após a exposição dos vídeos, uma enfermeira problematizou a temática e promoveu um momento de interação com os participantes. Foram escolhidos três acompanhantes para simular a lavagem correta das mãos. Dispomos de uma pia e sabão líquido. Uma voluntária colocou tinta guache nas mãos de cada participante e ao som de um fundo musical cada um, por vez, realizou a limpeza das mãos. No final da dinâmica um dos enfermeiros avaliou as mãos dos participantes para verificar se conseguiram retirar a sujidade com a ajuda da técnica correta. O acompanhante que realizou a lavagem de maneira mais satisfatória foi contemplado com um brinde. RESULTADOS: Verificamos uma importante participação dos acompanhantes com uma atuação satisfatória na realização da atividade, sendo este um momento que proporciona novas vivências no ambiente hospitalar. Em relação à equipe, as ações de educação em saúde, mostram-se uma nova perspectiva de atualização da equipe e uma forma de estreitar os laços entre trabalhador e usuário. Além de serem momentos que possibilitam aos acadêmicos a interação com a equipe, com o mundo do trabalho e com os usuários, configurando-se como um canal importante de crescimento acadêmico. CONSIDERAÇÕES: A educação em saúde é uma ferramenta capaz de promover mudanças nas ações dos profissionais, bem como dos usuários, nos serviços de saúde. Destaca-se a importância de se ter uma equipe de enfermagem ativa nas instituições de saúde para a construção de mudanças positivas no quadro de infecção hospitalar através das atividades de educação em saúde.

Palavras-chave


Educação em saúde; Promoção da saúde; Saúde Pública.

Referências


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