Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
CAPACITAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO INFANTIL VOLTADA PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA DE MACAÉ
Jane de Carlos Santana Capelli, Caroline Duarte Tavares, Luziene de Souza Melo, Hugo Demésio Maia Torquato Paredes, Isadora de Freitas Lyrio, Camilla Medeiros Macedo da Rocha, Maria Fernanda Larcher de Almeida, Juliana da Silva Pontes

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


O primeiro ano de vida do lactente é essencial para iniciar uma alimentação saudável e adequada, prevenindo morte infantil e doenças nesta fase da vida, bem como na vida adulta. Objetivou-se analisar os conhecimentos adquiridos por agentes comunitários em saúde (ACS) da cidade de Macaé em capacitação sobre alimentação do lactente. Realizou-se estudo descritivo, quantitativo de base primária com dados de um curso de capacitação sobre aleitamento materno e alimentação complementar voltado aos ACS, em parceria com a Gerência de Atenção Básica de Macaé. A capacitação aconteceu em um turno da semana, no mês de fevereiro de 2015, contendo a programação a seguir: abertura, aplicação de um pré-teste para observar os conhecimentos prévios sobre o tema; Palestras: “Aspectos fisiológicos do lactente”, com “Aleitamento Materno” e “Alimentação complementar oportuna e segura”. Ao final, realizaram-se um QUIZ e um pós-teste, para avaliação dos conhecimentos adquiridos. Foram capacitados 51 ACS, destes 96,1% (n=49) responderam o questionário no pré-teste e, 100% no pós-teste. No pré-teste, 71,4% dos ACS apresentaram um percentual de respostas corretas acima de 50%; e, os acertos foram, principalmente, sobre aleitamento materno. Dos que acertaram menos da metade das questões (28,6%), detectou-se a alimentação complementar com menor proporção de acertos. Após a capacitação, no pós-teste, detectou-se que a maioria dos ACS melhorou a proporção de acertos: 92,2% acertaram mais da metade das perguntas e, apenas 7,8% acertaram menos da metade das questões do formulário. Conclui-se que a capacitação ampliou os conhecimentos sobre alimentação infantil, principalmente, a alimentação complementar. Nesta perspectiva, visando o incremento do conhecimento sobre essa temática, recomenda-se aumentar o número de capacitações bem como a realização de mais ações de educação em saúde em alimentação complementar, por parte da Gerência de Atenção Básica, na expectativa de melhorar e consolidar os conhecimentos desta temática pelos profissionais.

Palavras-chave


alimentação infantil; lactente; educação permanente

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. ENPACS: Estratégia Nacional Para Alimentação Complementar Saudável: Caderno Do Tutor / Ministério da Saúde, Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar – IBFAN Brasil. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 108p.: il. – (Série F. Comunicação e Educação em Saúde).

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015.

______. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde/Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009a.

_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009b.

______. Ministério da Saúde. Guia alimentar para crianças menores de 2 anos/Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2005. 152 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

Ceccim, RB. Educação Permanente em Saúde: Desafio ambicioso e necessário. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v.9, n.16, p.161-77, set.2004/fev.2005